Educação Ambiental: Os problemas causados pelo descarte de lixo no Riacho do Belém e nas saídas, ruas e praças de Guanambi




Guanambi tem um bom serviço de Limpeza Urbana, mas os problemas gerados pelo descarte inadequado e pela disposição incorreta de resíduos são provocados pela própria população.

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos é  responsabilidade do Poder Público e  de toda a população. Quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é responsável por provocá-la.

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo  são visíveis e se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

O cidadão deve  pensa duas vezes antes de jogar lixo em vias públicas, de dispor os sacos de lixo fora do horário da coleta e até mesmo de lançá-los em terrenos, praças, esquinas e áreas verdes, pois provocam problemas de saúde pública, poluição ambiental e visual, contaminação do solo e dos lençóis freáticos , aumento dos gastos públicos com limpeza urbana e sujeiras nas saídas da cidade, estradas e zona rural. 

A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.

Quanto mais o cidadão promove o descarte inadequado, mais aumentam os custos com a limpeza. Um recurso que poderia ser utilizado para educação, saúde, cultura e outras áreas da gestão pública.

A limpeza pública faz parte do chamado saneamento básico que é o conjunto de quatro serviços: 1. Abastecimento público de água potável ; 2. Coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários; 3. Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas; 4. Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. 

Portanto, a prevenção e controle de doenças, promoção de hábitos higiênicos saudáveis, controle de enchentes e melhoria da limpeza pública, significa a promoção da qualidade de vida da população de Guanambi.

Veja o exemplo do descarte de lixo no Riacho do Belém, que teve uma limpeza geral do lixo feita pela Prefeitura Municipal. 




















Fonte: Internet/AGERSA - Água é Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão