Cavalcanti anuncia megarreserva de alumínio entre Nazaré e Itacaré

A TARDE 


colunalevi@gmail.com


A+ A-

O geólogo João Cavalcanti, tido como o mago da mineração na Bahia, anunciou ontem que descobriu uma megarreserva de alumínio entre Nazaré e Itacaré, ou seja, do sul do Recôncavo ao norte da região cacaueira, passando por todo o baixo sul.
Segundo ele, a concentração é maior entre Nazaré e Valença, mas, no conjunto, a reserva é respeitável: conforme as estimativas iniciais, algo que oscila entre 500 milhões a um bilhão de toneladas. Uma equipe de geólogos está  na área fazendo estudos.
Por acaso — Cavalcanti diz que a descoberta foi por mero acaso. Transitando pela BA-001, que interconecta Nazaré a Ilhéus, passando pelo baixo sul (Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Camamu), observou que nos cortes da estrada havia algo muito parecido com bauxita:
– Ora, bauxita é alumínio. Mandei estudar, e bingo! É bauxita mesmo.
Ele afirma que, pelas circunstâncias da região, a jazida é algo como uma galinha dos ovos de ouro:
– Fica entre o Porto Sul, em Ilhéus, e o Porto de Aratu, em Salvador. A área é altamente antropizada (muito mexida por humanos), grande parte é de pastos. E de quebra a rede de alta-tensão passa bem em cima, o que significa facilidade com a energia.
Até hoje se diz que o baixo sul é uma área onde não corre dinheiro, mas corre comida (por causa dos manguezais). Será que vão correr os dois?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão