Guanambi: Projeto "Tá com Calor? Plante e Adote Árvores"




A TV Latinha faz uma adaptação do Projeto "Tá com Calor? Plante Árvores", que é uma iniciativa  da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, que já plantou mais de 2.000 árvores em Ribeirão Preto - SP. 


Fonte - https://www.revide.com.br/noticias/meio-ambiente/ta-com-calor-plante-arvores/

Guanambi é uma cidade muito quente e tem um histórico de desmatamento de áreas verdes, mas seria uma cidade muito mais agradável se os moradores adotassem uma prática de plantar árvores. 

A falta de áreas verdes e o aterramento de lagoas  contribui para o aumento do calor. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que os municípios possuam 36 metros quadrados de área verde por habitante e um mínimo de 12 metros quadrados. 

Pensando nisso, a TV Latinha propõe lançar a ideia e a campanha "Tá com calor? Plante e Adote Árvores". O projeto  deve ser implementado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores com a criação do Código Municipal de arborização, visando criar a cultura da implantação de áreas verdes na cidade e o reflorestamento das áreas de preservação permanente e reserva legal na área rural. 

A necessidade de realizar mutirões de plantio de árvores com a participação da ONG Prisma, sindicatos, associações comunitárias, escolas e, principalmente, com a população, é fundamental fomentar nas comunidades a criação de uma consciência ambiental.

A campanha propõe estimular o cidadão comum no plantio de árvores. Fomentando nas comunidades a criação de uma consciência ecológica.

Consciência ambiental

Antes de realizarmos o plantio, fazemos uma avaliação do tipo de árvore para o local. Não somente em relação ao solo, mas das condições sociais da região. A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza o estudo físico do local. O movimento comunitário orienta e instrui os cidadãos sobre a importância das áreas verdes na cidade.

É necessário o Poder Público criar o Horto Florestal para fornecer as mudas utilizadas nos mutirões do Projeto "Tá com Calor? Plante e Adote Árvores".

A presente sugestão será lançada pela TV Latinha no II Fórum Guanambiense de Educação Ambiental, que será realizado nos dias 25 e 26 de Setembro de 2019. 

EXEMPLOS POSITIVOS DE ÁREAS VERDES DE GUANAMBI






PRAÇA VEREADOR SEBASTIÃO MALHEIROS - CMG




PRAÇA DO FEIJÃO E CENTRO ADMINISTRATIVO




PARQUE DA CIDADE 







PRAÇA DO CEMITÉRIO 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão