Audiência Pública da Câmara dos Deputados que discutiu a revitalização do Vale do Iuiú






Uma concorrida audiência pública foi realizada na tarde desta terça-feira (10), pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados discutiu o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú. A Audiência foi uma solicitação do deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA), que presidiu o encontro, que reuniu técnicos da Codevasf, Governo da Bahia, e órgãos técnicos federais, os prefeitos de Iuiú Reinaldo Góes, de Malhada Valdemar Lacerda (Dezinho), deputado federal José Rocha (PR-BA), vereadores, secretários municipais e presidentes de Câmaras de cidades que podem ser beneficiadas pelo empreendimento. “Há trinta anos que a região sonha com a realização deste projeto, se a bancada de deputados da região se unir, junto com os prefeitos e demais entes políticos, este sonho poderá ser realizado e podemos dar um salto no desenvolvimento nas cidades de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Palmas de Monte Alto, etc, com a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos”, conclamou Charles. O vídeo da Audiência Pública pode ser assistida na página da Câmara dos Deputados no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=MZIT-WT7mKo

Os prefeitos parabenizaram o deputado pela iniciativa e se colocaram a disposição para articular a união de todos em prol do projeto de revitalização do Vale do Iuiú, que na palavra  dos mesmos, será a redenção de toda região. Os técnicos da Codevasf explanaram sobre o tema, com dados e informações sobre o projeto, detalhando cada etapa do mesmo. Usaram da palavra:  Sérgio Costa, Diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF; Frederico Cintra Belém, Coordenador-Geral de Agricultura Irrigada, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional; Djalma Pereira Seixas, Diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Irrigação do Governo do Estado da Bahia; Professor George Gurgel de Oliveira, representante da Câmara Técnica de Planos, Programa e Projetos do Comitê da Bacia do Rio São Francisco – CBHSF, além do vereador de Malhada Jorge Aragão, e do Secretário de Agricultura de Malhada José Castor. O deputado federal Cláudio Cajado justificou ausência, devido a compromisso de viagem de internacional, anteriormente agendada.

A Codevasf concluiu recentemente a atualização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto de irrigação. Entre as potencialidades agrícolas estão as culturas de frutas como abacaxi, banana, mamão, maracujá, goiaba, limão e manga, e de itens como cebola, cenoura e pimentão. Estimativas indicam que a produção do projeto permitirá a geração de 25,5 mil empregos diretos e 38 mil empregos indiretos. Estudos preliminares apontaram área útil de 88 mil hectares, com dois sistemas hidráulicos, denominados Iuiú Sul, com 30 mil hectares, e Iuiú Norte, com 58 mil hectares. Estão previstos 1.859 lotes agrícolas para irrigação no projeto.

Assessoria de Comunicação 
Deputado Federal Charles Fernandes (PSD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão