POTENCIAL TURÍSTICO DE CERAÍMA





A barragem de Ceraíma fica localizada no distrito de Guanambi e dispõe de muitos recursos turísticos, possuindo uma grande diversidade de atrativos tanto naturais como culturais e históricos.








Na vila do antigo Gentio, a comunidade católica está reconstruindo a antiga Igreja do Gentil e o seu belo altar.  Existe no local, um cruzeiro com mais de 100 (cem) anos de história que revela os valores e cultura daquele povo. Há também um grande açude. A barragem possui condições para se desenvolver atividade de lazer, além da pesca de subsistência, esportes náuticos e radicais.


PROPOSTA PARA ALAVANCAR A ATIVIDADE TURÍSTICA EM CERAÍMA:

·        TURISMO RURAL – Ceraíma dispõe de condições favoráveis à implantação do turismo rural, onde o turista visitante adquire a vivência cotidiana na fazenda como plantio, colheita, ordenha, etc., em contrapartida o produtor rural obtém renda com a venda de produtos caseiros e naturais, artesanatos e até mesmo a hospedagem entre outros. Esta prática pode levar ao cultivo de produtos orgânicos gerando uma forte demanda por estes produtos diferenciados no mercado consumidor.



·  ESPORTES RADICAIS – Possui morros, que além da beleza natural imensurável, proporciona atividades de esportes variados, como trilhas e escaladas, voo livre, etc.

·        ESPORTES NÁUTICOS – Jet-ski, canoagem, barco, etc.


·        FEIRA EXPOSITIVA ANUAL – Parceria comunidade, CODEVASF, IFBaiano e Prefeitura, visando a comercialização de produtos naturais e caseiros, venda de peixes produzidos nas estações de piscicultura e associação de pescadores, mel, frutas, hortigranjeiros etc. O benefício será percebido por todos os envolvidos no processo, com base no desenvolvimento do turismo na região.

·        ABERTURA DAS TRILHAS ECOLÓGICAS – Processo rústico, com abertura das estradas viabilizando o acesso aos principais pontos de visitação da área (morros, pedras, ilha, entre outros). Sinalização com placas indicativas e de Educação Ambiental.








Ravane Neves Reis1
José Carlos Lélis Costa2
_____________________________________________________________________
1.         Turismóloga. Pós graduada em Atividade Física, Saúde e Sociedade.
2.         Administrador. Pós Graduando em Docência do Ensino Superior.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão