PALESTRA SOBRE A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR GETÚLIO VARGAS EM GUANAMBI



10.11.1938-10.11.2018
80 ANOS DE HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR GETÚLIO VARGAS.


No dia 23, no Grupo Escolar Getúlio Vargas, aconteceu uma palestra sobre a HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR GETÚLIO VARGAS com o ex-aluno José Carlos Lelis Costa “Latinha”.

O evento foi uma iniciativa do Professor de História, Halwany Ibrahim, e foi coordenado pela Diretora Liecí de Oliveira Cardoso e a Vice-Diretora Elenice Assunção Costa de Castro e contou com as presenças de estudantes do turno vespertino, professores e funcionários.


O ex-aluno José Carlos Latinha fez uma explanação sobre a história do grupo escola, destacando os 80 anos de formação educacional de várias gerações que passaram pela mais destacada instituição de ensino de Guanambi. O Grupo Escola Getúlio Vargas foi a primeira escola pública da cidade.









Veja o texto sobre a história do Grupo Escola Getúlio Vargas 
de autoria do jornalista e radialista José Roberto Teixeira.





Lembranças Sempre Presentes

O Grupo Escolar Getúlio Vargas, a primeira escola pública de Guanambi, completou 80 anos. Com uma história rica de memoráveis momentos na formação de várias gerações, por dezenas de anos, o Getúlio Vargas foi marco orientador das outras escolas que lentamente surgiam. Sempre mantendo um padrão e um estilo próprio, o melhor quadro de professores, diretores sempre muito rígidos e exigentes com a organização, mas que sempre mantiveram uma proximidade muito grande com os pais dos alunos.
Como esquecer das memoráveis horas cívicas comandadas por D. Wanda Neves Freitas, para quem a escola era o berço formador do cidadão de bem, íntegro, sério, ético, dotado de moral e de bons costumes.
Ali, todo aluno tinha que trazer o Hino Nacional e da Bandeira na ponta da língua. Naquela meia hora ninguém podia fugir de uma verdadeira aula moral e cívica, proferida com a tenacidade de uma mestra que deixou marcado o seu estilo arrojado, a sua rigorosidade e seu carinho na mesma medida; num tempo sem os grandes recursos tecnológicos de hoje, quando a disciplina era sinônimo de organização.
Impossível esquecer os belíssimos desfiles da escola organizados com esmero, riqueza de detalhes e muito capricho, jamais vou esquecer da minha primeira calça comprida de brim azul, da camisa de tergal amarelo claro com o colarinho da cor da calça e da gravatinha com traços inclinados indicando a série que a gente estudava. Uniforme lindo que eu exibia com orgulho no trajeto de casa até á escola.
Tempo bom, onde aprender dava prazer, a escola não era um fardo para a juventude e nem um lugar para matar o tempo, era um templo de sabedoria e construção.
Fui aluno do Getúlio Vargas, tenho uma enorme satisfação em lembrar lhe, um orgulho muito grande em afirmar isso, não apenas eu, mas todos que passaram por lá.
Minhas queridas professoras que ali distribuíam a seara do saber; Ivone Ribeiro (D. Lila – in memorian), Edmira, Helena Amaral, Hermozina e tantas outras.
O Getúlio Vargas continua firme, educando geração após geração, construindo o futuro todo dia, preparando os futuros líderes, futuros profissionais e deixando na história um rastro de vitórias na nobre missão de ministrar conhecimentos.
Parabéns pra nossa escola, meu respeito e minha eterna gratidão!

JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão