Membros da CTPPP visitam nascente do Riacho do Ramalho em Feira da Mata


FOLHA DO VALE

EDIÇÃO: 

Outra agressão sofrida pela Gruta da Boca da Lapa registra que várias pessoas usam tintas para escrever seus nomes nos paredões de pedras que compõe a estrutura da caverna, alterando por completo o ambiente

Publicado em 21/outubro/2018 - 10:46
Divulgação
Divulgação
A nascente do Riacho do Ramalho localizada na Gruta da Boca da Lapa, município de Feira da Mata, Oeste da Bahia, recebeu na manhã deste sábado (20) a visita dos membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP. Adelar Pizzatto e Cléber Oliveira, coordenador e membro respectivamente, além de vistoriarem a nascente, o curso d’água e a mata nas proximidades, se reuniram com moradores da Boca da Lapa ali mesmo, embaixo de uma gameleira.
Na reunião foi debatido o desastre ambiental ocorrido no mês de junho que causou a mortandade de peixes, répteis e aves desde a nascente até um raio de aproximadamente 3 km’s abaixo. Os moradores ainda aguardam o resultado de amostras de água colhidas pelo INEMA para análise.
Além da degradação ambiental, moradores denunciaram que o local está se tornando um ponto de prostituição e consumo de drogas e pediram providências às autoridades. Sacolas plásticas , garrafas de bebidas, latinhas de cerveja e outros dejetos podem ser encontradas por toda área externa e até mesmo dentro da caverna.
Outra agressão sofrida pela Gruta da Boca da Lapa registra que vários pessoas usam tintas para escreverem seus nomes nos paredões de pedras que compõe a estrutura da caverna, alterando por completo o ambiente. Tal prática é crime ambiental que pode dá de um a três anos de reclusão.
Pizzatto e Cléber fizeram anotações e programaram com a comunidade uma nova reunião com a presença de todos os integrantes da CTPPP. O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Feira da Mata Cristiano do Ramalho, também participou da reunião e disse que um Projeto de Lei de sua autoria tornando a área em torno da nascente em um Parque de Proteção Ambiental, já tramita nas comissões da casa e que vai trabalhar pela sua aprovação o mais rápido possível.
Também participou da reunião o Ex-Vereador Mêra que é morador na comunidade e assíduo defensor dos interesses da Boca da Lapa.
A CTPPP é uma instância colegiada e foi criada dentro da estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, Riachos do Ramalho, Serra Dourada e Brejo Velho, órgão auxiliar da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, e tem a responsabilidade de analisar, apresentar propostas e examinar matérias de cunho técnico, priorizando sempre a análise de estudos e propostas, de modo a contratar projetos eficientes visando subsidiar decisões de plenárias e garantindo uma boa aplicação dos recursos direcionados à proteção das bacias.
Por Cleber Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão