O Desenvolvimento Sustentável e o Potencial Turístico da Ilha de Itaparica/Vera Cruz


Reflexões sobre o futuro da Ilha de Itaparica e Vera Cruz

Na década de 70, a exploração turística da Ilha de Itaparica e Vera Cruz era em pequena escala pelo chamado turismo doméstico da população de Salvador e da região Metropolitana. A população nativa da Ilha vivia da pesca e do fluxo turístico. 

O turismo na Ilha de Itaparica foi ampliando e crescendo sem infraestrutura e de forma desordenado. Diversos moradores de Salvador adquiriram imóveis nas localidades e no período da alta estação turística a população aumenta exageradamente e os problemas crescem em proporções cada vez maiores. O sistema de ferry-boat é deficitário e não atende o fluxo de passageiros, a travessia Salvador-Mar Grande, que é realizado no atracadouro de Mar Grande, não atender a demanda de cargas e passageiros. Com o problema, moradores e turistas têm o desconforto de cancelar a travessia.

Os moradores reivindicam a construção de um novo atracadouro, reivindicação antiga da população, que vai evitar que as embarcações dependam das condições de maré para atracar, como ocorre atualmente. A travessia Salvador-Mar Grande é realizada por diversas lanchas e existe há mais de 50 anos.Quando a maré está baixa, as embarcações de baixo calado não conseguem atracar, por isso, é necessário um intervalo de até duas horas para o embarque dos passageiros, quando não ocorre interrupção do serviço. 

A ilha enfrenta, ao longo da sua história, o descaso do poder público Federal, Estadual e das Prefeituras de Itaparica e Vera Cruz: sistema deficitário e caótico de transporte, necessidade de duplicação da BA-001, problema com a coleta de lixo e o sistema de esgotamento sanitário, abastecimento de água, não existe asfalto nas vias de acessos as diversas localidades, entre outros problemas graves.

A partir da exploração turística da Linha Verde, a Ilha de Itaparica vem perdendo o fluxo turístico a cada ano e também foi abandonada de poder público. 

A população reivindica a construção da Ponte de Salvador-Itaparica com uma importante obra para alavancar o turismo e servir de uma nova rota para a resolução do problema de mobilidade da capital.

A Ilha de Itaparica é um paraíso ecológico e com grande capacidade de desenvolver de forma sustentável. A sua população precisa de melhoria na sua qualidade de vida. A necessidade da parceria entre os governos Federal, Estadual e das Prefeituras de Itaparica e Vera Cruz é fundamental para o futuro da Ilha. Precisamos da unidade da população local com o objetivo de promover mobilizações e debates para garantir ações concretas e acabar de vez com as promessas que acontecem nos períodos eleitorais.

"As forças políticas e a população local precisam de unidade para pensar e agir em defesa desse importante paraíso histórico, ecológico e turístico. Que ama a Ilha de Itaparica e Vera Cruz precisa deixa de pensar no individual e agir coletivamente em defesa da Ilha de Itaparica."

O candidato a deputado federal Latinha (PSB) visitou as localidades de Mar Grande, 
Coroa, Tairú, Campinas e Baiacu e assumiu o compromisso
de lutar em defesa da Ilha de Itaparica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão