História de Vera Cruz: Igreja do Senhor de Vera Cruz

O município de Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica, teve início com a povoação e construção da Igreja do Senhor de Vera Cruz. Atualmente, a igreja está em ruínas e está localizada no povoado de Baiacu. Desenvolvida por meio da cultura do trigo, em engenho localizado na região de Mar Grande (atual sede do município). No entanto, mais de 400 anos após a fundação da freguesia, Vera Cruz explora o turismo como forma de desenvolvimento do município criado em 1962. Hotéis e casas de veraneio fazem do local um dos mais procurados por turistas que desejam desfrutar do sol e praia, além dos esportes radicais e náuticos. O município possui 40 km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contra costa. www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br 

RUÍNAS DA IGREJA DE NOSSO SENHOR DE VERA CRUZ-BA


As Ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, onde a natureza encarregou-se de preservar um monumento construído e abandonado pelo homem. Fundada em 1560 no povoado de Baiacu, pelos jesuítas, a igreja é a terceira mais antiga do país. O mais importante monumento histórico de Vera Cruz foi literalmente tragado pelos troncos e raízes de uma gigantesca gameleira que nasceu dentro da edificação. O resultado dessa estranha e secular simbiose é que atualmente não é possível distinguir se é a árvore que se apóia sobre as paredes ou se é o prédio que só se mantém em pé graças ao suporte da árvore. Detalhe: a gameleira é uma árvore sagrada do candomblé, o que transformou a antiga casa de oração católica em ponto freqüente de culto aos orixás.

Fonte: http://itaparicaparatodos.blogspot.com/

Latinha e Álvaro visitam a comunidade de Baiacu em Vera cruz


No dia 14, o candidato a Deputado Federal Latinha (PSB) e o Deputado Estadual participaram da tradicional festa do Padroeiro de Vera Cruz em Baiacu. A localidade Baiacu recebeu os portugueses em 1560 que ergueram a 2ª Matriz do Brasil sob as bênçãos do Nosso Senhor da Vera Cruz. A partir daí, todo dia 14 de setembro é comemorada a tradicional Festa em homenagem ao padroeiro. Os Festejos são marcados pela realização da missa na Igreja Nosso Senhor de Vera Cruz, e logo após ocorre uma procissão até a igreja localizada na comunidade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão