Uma candidatura que merece atenção

Chapa “As Três Marias” – comício em Guanambi. 

Blog Por Escrito

Data: 28/09/2013
09:42:07
Observador da política baiana de cujo conhecimento este editor eventualmente se nutre aponta na senadora Lídice uma peculiar capacidade de avaliar o processo eleitoral e dar, sempre, a guinada certa.

Isso vem de longe, e o primeiro grande exemplo pode ser detectado mais ou menos no meio de sua carreira, em 1998, pouco tempo após deixar a Prefeitura de Salvador.

Tendo exercido o poder numa capital tão importante e populosa, esperava-se que disputasse uma cadeira na Câmara dos Deputados, pois, se tinha sido constituinte mais de dez anos antes, não haveria motivo para “descer um degrau”.

Lídice, contudo, contentou-se em ser deputada estadual, no que fez muito bem, pois a votação obtida, em torno de 38.600 votos, foi considerada baixa diante do cargo que havia exercido.

Os anos seguintes foram de recuperação do prestígio, para o que muito contribuiu a candidatura a prefeita em 2004, embora derrotada. Saiu para uma consagradora vitória à Câmara e depois ao Senado, igualmente prevista pela fonte de Por Escrito, apesar da vantagem inicial do então senador César Borges.

Meses atrás, quando se aventou com mais concretude a hipótese de uma candidatura da senadora ao governo da Bahia, o experiente observador aproveitou para reavivar a tese: “Olhe, não duvide nada de, ela saindo, chegar ao segundo turno”.

Setores da esquerda tendem à senadora

Data: 28/09/2013
09:40:07
Por outro lado, em setores da esquerda baiana, hoje acastelados principalmente no PCdoB e PDT, nota-se uma movimentação em direção à senadora Lídice. É um deslocamento por espaço político e também por avanços sociais que não teriam sido conquistados nas gestões petistas de Jaques Wagner.

A horda de insatisfeitos inclui ainda pedaços do PT, que foi muito inchado nos últimos anos por filiados sem maior compromisso de fidelidade, e mesmo militantes sem vínculo partidário, que se sentem mais à vontade ainda para uma mudança de rumo.

Segundo fonte deste blog, “essa turma sente que o esquema de Wagner está montado” e que poucas perspectivas há de ser alterado, o que amplia a “margem de crescimento” da candidatura alternativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão