Mutirão limpa Lagoa de Itacimirim


Trabalho foi feito pela PMC e moradores

BAHIA TODO DIA | 01/08/2013 | 10h09

A Prefeitura de Camaçari, através da Limpec, realizou a limpeza do entorno da Lagoa de Itacimirim retirando garrafas plásticas, latas, lixo, podas e todo tipo de entulho às margens da lagoa. A ação contou com a participação de 30 crianças do Centro Educacional Barra do Pojuca, técnicos da Gerência Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec e moradores.

Presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Itacimirim, Iolanda Damasceno Dreschers, destacou que a ação foi apenas o começo de uma série de atividades. “O que precisamos é da revitalização em definitivo da lagoa. O poder público precisa ser mais atuante como está sendo a Limpec, mas, nós moradores também precisamos fazer nossa parte não depositando lixo e entulho nas margens da lagoa”, afirmou.

Diretor da APA Rio Capivara e Lagoas de Guarajuba, Marcelo Sarmento explicou que a revitalização da lagoa precisa de várias ações. “A primeira é a concretização do esgotamento sanitário da orla. Também precisamos tirar 70% dessa vegetação que cresceu dentro da lagoa para permitir a melhor oxigenação da água. E é necessário criar uma barreira física que impeça os moradores de jogarem lixo na lagoa”, explicou.

Para Marcelo Barreto, presidente da Associação de Moradores da Ilha do Meio, “também é necessário uma melhor sinalização no entorno da lagoa informando a proibição de jogar lixo, assim como um trabalho de educação ambiental com todos os moradores”.

De acordo com Iolanda Dreschers, a barreira física mais indica no entorno da lagoa, e que é almejada por moradores e empresários locais, é a ciclovia, obra aprovada por Marcelo Sarmento, também membro do INEMA. “Com a ciclovia a lagoa ficaria protegida e Itacimirim seria agraciada com um local belíssimo para, além do lazer, promover a mobilidade urbana de forma ecologicamente correta. Estamos lutando por essa ciclovia há anos. Mas, não entendo por que os poderes públicos não nos atendem”, ressaltou.

Acompanhando a ação de perto, o diretor-presidente da Limpec, Alfredo Andrade, conversou com moradores e empresários e garantiu uma maior atuação da Limpec na localidade. “O que for de nossa responsabilidade, para manter a lagoa sempre limpa, com certeza o faremos. Também intensificaremos as ações de educação ambiental com os moradores. Outra reivindicação que irei atender é a instalação de novos pontos de coleta seletiva. O desejo de nosso prefeito Ademar Delgado é colocar nossa orla entre as mais bem estruturadas do país”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão