Juventude guanambiense organiza Ato pacífico“ Unidos jamais seremos vencidos!” para esta sexta feira

Iguanambi
19/06/2013 | Por:João Roberto Rocha Teixeira.   
Em uma comunidade na Rede Social Facebook, jovens guanambienses organizam movimento apartidário e pacífico com intuito de reunir a população de Guanambi, em apoio ao Ato Nacional: Unidos jamais seremos vencidos! 

Segundo um dos textos da comunidade, diz que o “Brasil passa por um momento de mobilização nacional para reivindicar varias melhorias, como, esporte, lazer, saúde e principalmente educação, juntos vamos mudar a nossa amada Guanambi para melhor”, diz o texto.

O movimento convida todos os cidadãos guanambienses para ir às ruas, no dia 21, sexta, às 16:00, para lutar juntos pelas ruas do centro da cidade. A concentração será no MARCO ZERO DA CIDADE (Em frente a Casa de Dona Dedé) - Centro. 
Os jovens se reuniram na noite desta última terça, 18/06 na Praça do Feijão, para elaborar as suas reindicações e organizar as demandas do evento. Juntos, os jovens elaboraram uma declaração conjunta que está sendo remetida aos órgãos de comunicação da cidade. A comunidade em que se organizaram pode ser acessada no link:https://www.facebook.com/events/1388013764745098/.


DECLARAÇÃO


Aos veículos de informação, 

Da Juventude Guanambiense,

É sabido por muitos que as condições que hoje permeiam a sociedade, tanto brasileira, baiana e guanambiense vem melhorando, paulatinamente com o passar dos tempos. Mas ainda são escassas e problemáticas, ainda é preciso resolver problemas básicos e garantir no mínimo, aquilo que é alvitrado na constituinte de 88, que são os direitos e garantias fundamentais inerentes a todo o ser humano.

O Ato Nacional Unidos Jamais Seremos Vencidos é uma Manifestação Popular de cunho político e social, que teve como seu estopim o Movimento do Passe Livre, iniciado em São Paulo, para a redução da tarifa de passe. Mas diferentemente do que muitas vezes a mídia esboça, não é só por 20 centavos, é por muito mais. 

Hoje, o jovem encontra-se desassistido em muitos fatores de sua convivência hodierna e suas insatisfações, carências e necessidades há muito precisavam ganhar voz, ganhar entonação e presença, e por fim o instrumento surge na figura do Manifesto Popular, imputando um pragmatismo necessário, mostrando que hoje o Estado deve, por obrigatoriedade ter com o cidadão, seja de qualquer condição este seja, uma relação de assistência contínua. 

Em Guanambi, pela primeira vez em sua história, a juventude se reúne de todas as camadas sociais, culturais e ideológicas, sob uma mesma bandeira e sob um mesmo denominador comum, essa bandeira se chama Brasil. O Manifesto da Juventude Guanambiense terá seu pleno exercício com uma passeata no dia 21 de junho de 2013, a partir das 16 horas, no marco zero de nossa cidade, onde esta teve seu desenvolvimento primário; em frente à casa de Dona Dedé. 

O Manifesto apoiará categoricamente o MPL (Movimento do Passe Livre) e demonstrará sua total envergadura em favor aos movimentos até então ocorridos por todo o país e pelo próprio Estado baiano. Além do MPL, o Manifesto irá versar sobre pautas de caráter Nacional, Estadual e Municipal. Como o repúdio a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de número 37, que depreda severamente a carta constitucional e aumenta os lastros para a impunidade que já é tão visível em nosso país; como também um repúdio a COPA do MUNDO, na forma de um protesto para a atual necessidade de investimento em áreas essenciais como saúde, educação, saneamento básico, segurança entre outros. Além dessas reivindicações, o movimento tratará também de problemáticas específicas ao município de Guanambi, que impactam em toda a região. Como a construção de uma biblioteca pública digna ao povo, maior atenção e investimento a cultura guanambiense, melhor qualificação dos profissionais da educação e de investimento as instituições de ensino que atuam na cidade, a completa reestruturação e ampliação do HRG (Hospital Regional de Guanambi), a ativação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e uma política de melhoria contínua na Atenção Básica do município, além do Concurso Público, certame até então necessário e muito quisto pela população guanambiense, como também um SAC sediado aqui na cidade. Por conseguinte, além dos enfoques, várias outras propostas, demandas e reivindicações são produto destes temas centrais que cerceiam nossa cidade.

É impreterível frisar que apesar da demonização midiática do MPL, imputada pelas grandes redes de informações, nada tem em relação com a atual proposta do movimento. Em nenhum momento o movimento será violento, ou será passível de vandalismos, tendo baderna ou qualquer natureza semelhante. A Manifestação da Juventude de Guanambi é um ato pacífico, de cunho social que visa por intermédio da Manifestação Popular, granjear melhorias para a população e prezando o desenvolvimento do bem comum acima de tudo. 

Destarte, apesar da natureza pacífica o movimento também tem outra característica que é muito importante pontuar que é seu cunho apartidário. O apartidarismo não é porque o movimento é formado apenas por personalidades independentes, pelo contrário, diversos militantes e ícones com partido, ideologia e coletivo fazem parte do ato em si. O apartidarismo é relacionado diretamente com a não tendenciosidade a nenhum grupo político em si ou partido; medida essa tomada para preservar em integralidade a pura ideia da movimentação do ato, fugindo de embates políticos e disputas ideológicas. Sendo assim, é vedada na participação do evento o uso de bandeiras, faixas ou instrumentos que venham a divulgar massivamente o partido, retirando a visibilidade do movimento em detrimento da divulgação partidária. Reiteramos que, em nenhum momento isto se confunde a alguma CENSURA PARTIDÁRIA ou REPÚDIO PARTIDÁRIO, todos são livres e respeitados para ter suas próprias acepções políticas, o que é feito é um pedido de bom senso para que neste momento em específico se preserve a unidade e organicidade do manifesto em si. Também se deve ter o crivo de entender que em nenhum momento o ato é subjetivo, não há nenhuma manifestação em detrimento a prefeitos, vereadores, governadores, presidentes e quaisquer mandatários. O movimento não trata de pessoas, e sim de causas, efeitos e fatos, nada mais. O objeto que é o alvo do manifesto é o posicionamento Estatal, o Estado em si e sua gestão, sem quaisquer personificações. 

Salientamos então que, em quaisquer uns dos casos supracitados, em atos de vandalismos, badernas; e em atos de personificação e ofensa a mandatários, essa minoria NÃO REPRESENTA O MANIFESTO, e estarão sujeitas as ações civis e criminais de seus atos. 

Por fim, a Juventude Guanambiense convida a todos a somarem em nossa passeata e nosso manifesto, jovens de todas as idades e de todas as ideologias, posicionamentos, etnias, e demais opções sociais, venham e se apresentem e que façamos como é tido em nosso tão aclamado hino; Verás que um filho deu não foge a luta.

Na quinta feira, dia 20 de junho na praça do feijão ocorrerá uma oficina de confecção de cartazes que serão utilizados no dia da manifestação, todos também estão convidados a comparecerem. 

Nossa luta não é por 20 centavos, nem por pão e circo e tampouco por migalhas. Nossa luta se chama BRASIL, para que VERDADEIRAMENTE, seja UM PAÍS DE TODOS!

Guanambi, 19 de junho de 2013.

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES:

Às vinte horas e trinta minutos, na praça do feijão como é alcunhada pela população, ocorreu à primeira reunião da Juventude Guanambiense que versou sobre a Manifestação a ser ocorrida no dia vinte e um de junho de dois mil e treze.

Momento ímpar e carregado por intempéries, necessidades latentes e gritos que há muito batalham para serem ouvidos, atendidos e resolvidos. A reunião acabou por aglutinar um contingente populacional de jovens de todas as classes sociais, etnias, opções religiosas e demais contingências ideológicas, partidárias e filosóficas. Um momento heterogêneo, mas de respeito mútuo e de construção acima de tudo.

Foi definido em reunião, sumariamente: 

*Observação: Todas as decisões aqui tomadas foram votadas, por maioria simples de votos e aferidos por contraste visual.

Percurso – Será inicialmente postulado à caminhada do Marco Zero (Casa de Dona Dedé), ponto onde Guanambi surgiu e a cidade por si cresceu, em seguida a caminhada irá pela Avenida Barão do Rio Branco com parada na Praça do Bradesco para mobilização popular. Em seguida, retomando a Barão do Rio Branco, o trajeto irá subir no semáforo do DOCELAR em sentido a praça do Luís Viana. Possivelmente ocorrerá uma nova parada para mobilização popular, porém não foi definida ainda. Em seguida a Avenida Guanambara será traçada e a posteriori e final do trajeto a Praça do Feijão. Com data a partir das 16 horas, do dia 21 de junho de 2013.
Demandas e Reivindicações: (Obs: Os pontos com os asteriscos são os enfoques) – 

Apoio categórico ao MPL (Movimento Passe Livre).

Cultura: 

*Biblioteca Pública – Construção, Melhora e Ampliação

Nomeação do Secretário de Cultura 

Ampliação do Centro de Cultura

*Conselho Municipal de Cultura – Reforma

*Necessidade de Organização Civil para inquirir demandas populacionais

Investimento na escola de música

Fundação Joaquim dias Guimarães – Sede Própria

Educação:

*Estruturação do CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional

*Qualificação dos Profissionais da Área da Educação
Rever o plano de carreira – Profissional com formação de ensino médio lecionando para ensino fundamental. – Revogar dispositivos legais.
Subsídio para estudantes relativo ao transporte escolar - Ensino Superior

*Desmembramento da UFBA para UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDOESTE DA BAHIA, com campi em Guanambi
Saúde:

*Reestruturação e ampliação do Hospital Regional de Guanambi (HRG)

Ativação da UPA

Melhoria na Atenção Básica

Pautas Gerais:

Gestão Compartilhada – O POVO MEMBRO DA GESTÃO

*SAC sediado em Guanambi

*Concurso Público

*PEC 37 – Repúdio

*COPA DO MUNDO – Repúdio 

No mais, muito obrigado a todos pela presença e empenho! Com todos nós o gigante brasileiro é mais forte! E vamos mudar muitas coisas!

E não vai acabar na MANIFESTACÃO! AGUARDEM! POIS A JUVENTUDE GUANAMBIENSE VAI FAZER HISTÓRIA! E CONTINUARÁ FAZENDO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão