Três categorias de servidores em greve



Professores, fazendários e serventuários parados

BAHIA TODO DIA | 25/04/2013 | 07h45

Pelo menos três importantes categorias do funcionalismo estadual estão com atividades paradas nesta quinta (25). Professores realizam hoje o terceiro dia de uma greve nacional de 72 horas. Serventuários da justiça também paralisaram por 24 horas. Já os fazendários iniciam uma greve por tempo indeterminado.

Os trabalhadores em educação reivindicam, entre outros pleitos, 100% dos royalties do petróleo para a educação, Piso Salarial Profissional Nacional, 10% do PIB para Educação. Já os funcionários do Judiciário Estadual exigem do governo cumprimento da data-base (1º de janeiro) e o envio da mensagem de reajuste do funcionalismo à Assembleia Legislativa.

Por fim, os fazendários estão em mobilização maior. A categoria realizou uma paralisação de 24 horas no dia 18 de abril e deflagraram greve por tempo indeterminado a partir de hoje. Os servidores do Fisco reivindicam aplicação do reajuste que possibilite um ganho real de 3% nos vencimentos de auditores e agentes de tributos, reposição inflacionária relativa ao ano passado (medida pelo IBGE como de 5,84%), reformulação de gratificação (GDF) dos técnicos administrativos da Sefaz, instituição das promoções prevista em Lei, ainda não realizadas, remanescentes de 2011 e 2012, além de definição de um novo teto salarial para o Estado, uma vez que hoje quase 700 auditores fiscais ativos e aposentados estão estornando valores para os cofres do tesouro estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão