PCdoB-BA inicia preparação para o 13º Congresso
A mesa da reunião contou com os três candidatos a dep. federal |
Portal Vermelho
A Direção Estadual do PCdoB-BA se reuniu no último sábado (06/04), no Auditório da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, no Centro de Salvador, com o intuito de deflagar a preparação na Bahia do 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil, a ser realizado em novembro deste ano. Na ocasião, também foi discutido o projeto político eleitoral do partido para a Bahia em 2014: a meta é eleger três deputados federais e cinco estaduais.
Com o intuito de deflagrar a preparação do 13º Congresso, o encontro ainda organizou a participação no temário deste ano e chamou a militância para participar e contribuir com a construção das propostas. O temário do Congresso está dividido em dois temas. O primeiro e principal: Balanço do período dos governos Lula e Dilma (2003-2013), atualização da perspectiva para o Brasil; e exame da construção do Partido nesta realidade. E o segundo, Balanço e tendências do curso geopolítico e da crise estrutural do capitalismo.
O presidente do Comitê do PCdoB-BA, deputado federal Daniel Almeida, disse que esse foi o primeiro encontro da Direção Estadual sobre o congresso. “Tivemos a oportunidade de apresentar o roteiro do temário do congresso, que tem como foco abordar a experiência dos 10 anos do PCdoB no governo federal. Foi muito importante para o partido coletivamente compreender o significado desse debate, desse fato inédito. É a primeira vez que participamos de um governo central, de um projeto que tem sido concebido há 10 anos, fato inédito nos 91 anos do PCdoB.”
O parlamentar disse que, como resultado da reunião, foi possível observar o entusiasmo da militância em debater o tema, discutir as consequências dessa experiência e continuar contribuindo para o avanço do projeto político em curso no país.
GUANAMBI: LATINHA PRETENDE SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL
|
De acordo com Daniel, a chapa para deputado estadual já conta com 30 nomes nessa fase inicial, o que demonstra o bom encaminhamento da tática utilizada. “Foi feito um debate sobre a necessidade de trazer mais nomes para essa chapa, filiar lideranças e reforçá-la. Levando em conta que estamos em uma situação satisfatória para 2014, o quadro é amplamente favorável tanto no aspecto regional como no nacional. Se esse quadro for mantido, temos ampla condição em eleger os três federais e os cinco estaduais, finaliza.
Entre os temas deliberados no encontro do Comitê Estadual do PCdoB-BA, ficou definida a realização de reuniões bilaterais dos 35 comitês municipais, nos quais os critérios prioritários são municípios com mais de 100 mil habitantes e prefeituras administradas por prefeitos do PCdoB.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Comentários