PCdoB-BA inicia preparação para o 13º Congresso

A mesa da reunião contou com os três
candidatos a dep. federal

Portal Vermelho



A Direção Estadual do PCdoB-BA se reuniu no último sábado (06/04), no Auditório da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, no Centro de Salvador, com o intuito de deflagar a preparação na Bahia do 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil, a ser realizado em novembro deste ano. Na ocasião, também foi discutido o projeto político eleitoral do partido para a Bahia em 2014: a meta é eleger três deputados federais e cinco estaduais.



Com o intuito de deflagrar a preparação do 13º Congresso, o encontro ainda organizou a participação no temário deste ano e chamou a militância para participar e contribuir com a construção das propostas. O temário do Congresso está dividido em dois temas. O primeiro e principal: Balanço do período dos governos Lula e Dilma (2003-2013), atualização da perspectiva para o Brasil; e exame da construção do Partido nesta realidade. E o segundo, Balanço e tendências do curso geopolítico e da crise estrutural do capitalismo.

O presidente do Comitê do PCdoB-BA, deputado federal Daniel Almeida, disse que esse foi o primeiro encontro da Direção Estadual sobre o congresso. “Tivemos a oportunidade de apresentar o roteiro do temário do congresso, que tem como foco abordar a experiência dos 10 anos do PCdoB no governo federal. Foi muito importante para o partido coletivamente compreender o significado desse debate, desse fato inédito. É a primeira vez que participamos de um governo central, de um projeto que tem sido concebido há 10 anos, fato inédito nos 91 anos do PCdoB.”

O parlamentar disse que, como resultado da reunião, foi possível observar o entusiasmo da militância em debater o tema, discutir as consequências dessa experiência e continuar contribuindo para o avanço do projeto político em curso no país.



GUANAMBI: LATINHA PRETENDE SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL


As iniciativas políticas para viabilizar o projeto eleioral 2014 acontecerão simultaneamente à preparação do 13 Congresso. Daniel Almeida declarou que foi reafirmada a tática eleitoral que esta sendo elaborada, com a definição de três candidaturas para deputado federal. Para a Assembléia Legislativa, o Comitê Estadual definiu a construção de uma chapa numerosa de candidatos e candidatas ." Fizemos também um balanço da construção da chapa ampla para deputado estadual. Estamos montando uma chapa numerosa para garantir os objetivos de eleição e ampliação da bancada estadual. Isso também ajuda a eleger os deputados federais”, destaca.


De acordo com Daniel, a chapa para deputado estadual já conta com 30 nomes nessa fase inicial, o que demonstra o bom encaminhamento da tática utilizada. “Foi feito um debate sobre a necessidade de trazer mais nomes para essa chapa, filiar lideranças e reforçá-la. Levando em conta que estamos em uma situação satisfatória para 2014, o quadro é amplamente favorável tanto no aspecto regional como no nacional. Se esse quadro for mantido, temos ampla condição em eleger os três federais e os cinco estaduais, finaliza.

Entre os temas deliberados no encontro do Comitê Estadual do PCdoB-BA, ficou definida a realização de reuniões bilaterais dos 35 comitês municipais, nos quais os critérios prioritários são municípios com mais de 100 mil habitantes e prefeituras administradas por prefeitos do PCdoB.


De Salvador,
Ana Emília Ribeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão