Câmara dos Deputados aprova criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia

 
Quinta, 18 de Abril de 2013
A Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (17), a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) para a cidade de Barreiras. A nova unidade vai funcionar no antigo campis da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no município.
 
O parlamentar baiano Afonso Florence (PT) relatou o Projeto de Lei (PL) 2204/2011 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da qual é titular. A universidade terá campi também nas cidades de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. "A implantação da Ufoba permitirá a ampliação do mercado de trabalho nas localidades, e também um aumento significativo da renda média e consequentemente o desenvolvimento social da região", avalia Florence.
 
Ainda de acordo com o parlamentar petista, a universidade deve fortalecer a integração dos municípios e o desenvolvimento do local, considerado o maior pólo agrícola do Nordeste. "A região de Barreiras é um importante pólo agropecuário e o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico, político e cultural da região oeste da Bahia", ressalta Afonso Florence.
 
A universidade oferecerá 35 cursos de graduação que deverão atender a quase 8 mil estudantes. Serão criados 765 cargos públicos efetivos, além de outros cargos de direção e funções gratificadas. Neste ano de 2013, a implantação da instituição terá impacto de 9,67 milhões no orçamento da União. Tramitação - O Projeto de Lei 2204/2011 segue agora para apreciação no Senado Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão