BA: Encontro debate os desafios do mandato legislativo municipal

Vicente Neto - Secretário Nacional de Esportes e o Vereador José Carlos Latinha.

O segundo dia do Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do PCdoB-BA teve início com o tema Os principais desafios para o mandato parlamentar no Legislativo Municipal. A discussão começou com a fala do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja. O evento acontece no Hotel Sol Bahia, em Salvador.


  

Sobre as questões que necessitam de reformas públicas e políticas, Marcelino Granja disse que é preciso realizar “uma reforma democrática no sistema educacional brasileiro. Hoje, quem for filho de trabalhador está condenado. Nosso sistema é excludente. Temos 2,5 milhões de professores da rede de ensino fundamental no Brasil, que não ganham bem. Precisamos mudar nossa lógica educacional.” Ele acrescentou que também é necessário promover uma reforma agrária eficiente sem esquecer-se da reforma urbana.

Marcelino acredita que é preciso transformar o PCdoB em uma engrenagem de opinião de massa e lutar por um novo projeto de desenvolvimento. Para o secretário, os vereadores precisam firmar a natureza de seus mandatos nos espaços institucionais e se vincular com a luta das massas e de ideias.

O vereador de Salvador, Everaldo Augusto, disse que o esforço em mostrar desafios mais gerais dos vereadores nem sempre são os mais importantes para determinadas cidades, mas é preciso apresentá-los no encontro. “O mais importante desafio do vereador é traduzir no parlamento o projeto político do partido. Temos que fazer um debate sobre esse projeto para podermos identificá-los. Precisamos fazer política.”

De acordo com Everaldo, uma característica do PCdoB é fazer uma política ampla, fazer da busca de aliados uma política do partido. “O que a gente não pode é perder da independência. Buscar aliados é fundamental para fazer com que o partido cresça na cidade. Mas, é preciso sempre colocar em primeiro lugar a essência do partido”, concluiu.

Apoio

Na ocasião, José Raimundo, superintendente Regional da Caixa, falou sobre os programas sociais financiados pelo banco e as políticas desenvolvidas. O Programa Nacional de Habitação Rural foi destacado pelo superintendente. “Há recurso sobrando. Indico que vocês provoquem a administração municipal em relação a esse projeto. Levem esse programa para suas cidades.”

José Raimundo informou que um dos programas essenciais oferecido pelo banco que os vereadores devem acompanhar é o Bolsa Família. “É preciso que os vereadores fiscalizem o programa nos seus municípios. O cadastro precisa estar sempre atualizado para que novas famílias recebam o benefício.”

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão