BA: Encontro debate os desafios do mandato legislativo municipal
Vicente Neto - Secretário Nacional de Esportes e o Vereador José Carlos Latinha. |
O segundo dia do Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do PCdoB-BA teve início com o tema Os principais desafios para o mandato parlamentar no Legislativo Municipal. A discussão começou com a fala do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja. O evento acontece no Hotel Sol Bahia, em Salvador.
Marcelino acredita que é preciso transformar o PCdoB em uma engrenagem de opinião de massa e lutar por um novo projeto de desenvolvimento. Para o secretário, os vereadores precisam firmar a natureza de seus mandatos nos espaços institucionais e se vincular com a luta das massas e de ideias.
O vereador de Salvador, Everaldo Augusto, disse que o esforço em mostrar desafios mais gerais dos vereadores nem sempre são os mais importantes para determinadas cidades, mas é preciso apresentá-los no encontro. “O mais importante desafio do vereador é traduzir no parlamento o projeto político do partido. Temos que fazer um debate sobre esse projeto para podermos identificá-los. Precisamos fazer política.”
De acordo com Everaldo, uma característica do PCdoB é fazer uma política ampla, fazer da busca de aliados uma política do partido. “O que a gente não pode é perder da independência. Buscar aliados é fundamental para fazer com que o partido cresça na cidade. Mas, é preciso sempre colocar em primeiro lugar a essência do partido”, concluiu.
Apoio
Na ocasião, José Raimundo, superintendente Regional da Caixa, falou sobre os programas sociais financiados pelo banco e as políticas desenvolvidas. O Programa Nacional de Habitação Rural foi destacado pelo superintendente. “Há recurso sobrando. Indico que vocês provoquem a administração municipal em relação a esse projeto. Levem esse programa para suas cidades.”
José Raimundo informou que um dos programas essenciais oferecido pelo banco que os vereadores devem acompanhar é o Bolsa Família. “É preciso que os vereadores fiscalizem o programa nos seus municípios. O cadastro precisa estar sempre atualizado para que novas famílias recebam o benefício.”
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Comentários