PCdoB, jovem aos 91 anos


Portal Vermelho



No dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora o 91º aniversário da sua fundação. A sua militância, os seus quadros, os seus amigos manifestam por diferentes meios o orgulho de pertencer a uma organização que tanto tem contribuído para as conquistas políticas e sociais do povo brasileiro e está em permanente luta por transformações revolucionárias no Brasil e no mundo. 



O texto postado por militantes comunistas jovens do município baiano de Lauro de Freitas (BA) na rede social Facebook – já replicado por centenas de pessoas, com uma emocionante saudação ao Partido – é uma mostra singela do sentimento que o PCdoB soube despertar nos corações dos jovens e da consciência que lhes infunde, a cada embate político e do movimento de massas, educando-os como revolucionários em luta por um mundo melhor.

“No dia 22 de novembro de 1995, no Congresso da UBES, nos conhecemos oficialmente. A cidade era Goiânia e todos que lá chegavam eram recepcionados por você que dizia a todos: ‘Saudações a quem tem coragem’. Você estava presente em todos os lugares. Na tese do congresso, nos debates, na plenária final e no coração de cada um com aquela ‘estranha mania de ter fé na vida’. Voltamos para casa com você nos nossos corações e com uma vontade de querer mudar o mundo. Continuamos fazendo isso até os dias de hoje. Este é o 17º ano que te dou parabéns e ainda não consigo descrever a sensação de quando me perguntam ‘você é comunista?’- em responder ‘sou sim, com muito orgulho’. Parabéns, PCdoB, pelos 91 anos”.
 
O Partido Comunista do Brasil chega aos seus 91 anos com um patrimônio de realizações que são também do povo brasileiro. Esta é a fonte da sua juventude e vigor. Partido longevo, permanecerá desempenhando papel decisivo na vida nacional, porque as razões que determinaram a sua criação persistem. 

Desde que foi fundado, afirmou-se como uma organização política indispensável na luta pela emancipação nacional e social, pela construção de uma sociedade justa, livre do jugo imperialista e da opressão e exploração capitalistas. Um partido que sempre defendeu os interesses dos trabalhadores e de todo o povo brasileiro, cujas conquistas são indissociáveis dos seus esforços e da entrega abnegada de seus militantes ao longo destas mais de nove décadas. É por isso que no transcurso de mais um aniversário deste Partido, não é demais reafirmar que o 25 de março – assim como o 18 de fevereiro, que assinala a reorganização partidária depois da ruptura com o revisionismo e o oportunismo de direita – não pertence apenas aos comunistas, mas a todo o povo brasileiro, os democratas, os patriotas, os revolucionários, todos os que lutam por profundas transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil para que seja um país democrático, soberano, socialmente justo, progressista, socialista, e também a todos os que almejam a paz no mundo e combatem as políticas de guerra das potências imperialistas.
 
O partido comunista mexe com os corações da gente jovem porque a desperta para uma luta que tem futuro, correspondente a uma exigência objetiva do desenvolvimento social. Um mundo em crise, sob um sistema que impõe sacrifícios aos trabalhadores, um mundo de guerras, sob a hegemonia de potências imperialistas que vilipendiam direitos dos povos e nações e ameaçam a própria sobrevivência da humanidade, fecha à juventude a própria perspectiva de viver. É nesse quadro que a luta pela superação revolucionária do capitalismo e a edificação de uma sociedade socialista representa para os jovens uma mensagem de esperança, e cala fundo nos seus corações e mentes. 

O partido comunista tem no horizonte histórico a libertação dos trabalhadores e de todo o povo da exploração capitalista, a construção do socialismo e do comunismo, o que pressupõe a conquista do poder político pelos trabalhadores e seus aliados num processo histórico de longo fôlego, em que é determinante a acumulação de forças. Por isso, todos os procedimentos políticos do Partido nas suas tarefas cotidianas são também indissociáveis da sua identidade comunista, do seu caráter de classe como partido dos trabalhadores, uma força política e ideológica simultaneamente patriótica, anti-imperialista e internacionalista.

O PCdoB, com a convicção de que o socialismo é o ideal da classe operária e a aspiração de todos os povos, nunca fugiu às suas responsabilidades perante o país e o povo e enfrentou os desafios decorrentes. Hoje, como no passado, formula estratégias, táticas, programas e plataformas de luta voltados para viabilizar a conquista de vitórias concretas para o povo brasileiro e pavimentar um caminho próprio para a conquista do socialismo.

O Partido Comunista do Brasil é corresponsável pelas vitórias do povo brasileiro, alcançadas nos marcos dos governos progressistas instalados no país a partir da primeira eleição de Lula. No âmbito do governo da presidenta Dilma e em unidade com partidos aliados, luta pelo aprofundamento da democracia e para fomentar o desenvolvimento nacional pleno. Propôs à nação, no seu 12º Congresso (2009), um Programa Socialista e um Novo Plano Nacional de Desenvolvimento, assim como uma plataforma de luta por reformas estruturais democráticas.

Neste ano, a celebração do aniversário do Partido Comunista do Brasil coincide com o momento em que se convoca o 13º Congresso, para o mês de novembro, quando o coletivo comunista fará um balanço da sua atividade nos últimos quatro anos, debaterá a experiência de 10 anos de governos das forças progressistas, analisará a profunda crise do sistema capitalista e imperialista, fixará as tarefas partidárias diante dos novos desafios nacionais e internacionais e elegerá os órgãos dirigentes do Partido.

Ao comemorar o seu 91º aniversário, o PCdoB reafirma as suas convicções, princípios e compromissos com os trabalhadores, o povo e a nação e, cada vez mais jovem, renova a disposição para assumir as suas tarefas de desatar as energias criadoras do povo e da juventude por um novo Brasil e um novo mundo. O PCdoB está onde estão as massas populares e suas lutas, pois onde tem luta tem PCdoB.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão