Governo orienta municípios a criar planos de superação da miséria


Portal Vermelho


A expansão das ações do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com as prefeituras, é a meta para 2013. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou a decisão no 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece essa semana em Brasília (DF). O governo federal quer sensibilizar todos os municípios para que elaborem planos locais de superação da miséria.


Segundo o secretário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, há recursos financeiros e ferramentas, com acesso simplificado, para apoiar a elaboração de ações e programas sociais nos municípios. 

“O prefeito pode, rapidamente, no início da sua gestão, aperfeiçoar seus programas e ações, de forma a garantir nosso grande objetivo, que é chegar a 2014 sem extrema pobreza no país. Com ações relativamente simples, ele consegue ter resultados rápidos nessa área.”

Um estande no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas vai permitir o atendimento personalizado aos novos gestores e suas equipes. Cerca de 80 técnicos do MDS vão se revezar em uma sala exclusiva, durante os três dias do encontro. 

“O prefeito receberá um retrato de como está o Brasil Sem Miséria no seu município, como foi a atuação em 2012, o que ele pode ampliar em 2013 e como fazê-lo”, diz Falcão. 

Para auxiliar os prefeitos e prefeitas, o ministério elaborou uma cartilha com os programas e ações do plano de superação da extrema pobreza para distribuir no evento. Durante o encontro, o MDS também lançará o portal Plano Brasil Sem Miséria no Seu Município.

Da Redação em Brasília


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão