O QUE O POVO PRECISA: CONTRATAÇÃO OU CONCURSO PÚBLICO?

Sindicato dos Serv. Púb. Mun. de Guanambi 

Sempre na luta pela defesa dos direitos dos nossos associados

O Executivo Municipal enviou para a Câmara de Vereadores de Guanambi um projeto de Lei sobre contratação de servidores no município, inclusive na área de educação, o que fere a LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal e o Plano Municipal de Educação. Essas leis dizem claramente que a forma de ingresso no serviço público é, exclusivamente, por CONCURSO PÚBLICO. Não entendemos então como esse tal projeto pôde ser enviado para a Câmara se na verdade ele é inconstitucional e o pior de tudo e pasmem! Ele é retroativo ao ano de 2009, isso significa que o Município de Guanambi vem desde esse ano contratando pessoas de forma irregular. Onde estão os órgãos responsáveis pelo cumprimento da Lei em nosso município? E os nossos representantes políticos, que não perceberam ou não quiseram perceber essa irregularidade? Inclusive duas dessas leis citadas foram votadas pelo legislativo municipal, eles já esqueceram?

O referido projeto chegou à Câmara de vereadores no mês de julho e a presidenta do SISPUMUR se manifestou a respeito do assunto, inclusive fazendo referência a um Decreto do Executivo o qual suspende qualquer tipo de contratação, pagamento de vantagens, reajustes salarias, sob a justificativa de que a “folha de pessoal extrapolou o percentual de gastos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Na ocasião a presidenta do SISPUMUR informou aos vereadores a discrepância existente entre o Decreto e o Projeto de Lei, um veta a contratação, entre outros, e o outro libera abusivamente a prática da contratação.

Na oportunidade entendíamos que havia ficado claro para os nossos vereadores, “representantes do povo”, que o referido Projeto era um retrocesso, que em vez de se realizar um Concurso Público que a mais de 10 anos não se faz em nosso município a administração municipal prefere a contratação em detrimento de uma ação democrática e que daria o direito a todos os munícipes de concorrer a uma das vagas no serviço público municipal.

Na Sessão da Câmara de Vereadores do dia 19 de setembro o Projeto de contração vai a discussão e votação, e nós enquanto servidores públicos municipais concursados, ficamos estarrecidos com as “justificativas” que alguns vereadores davam para votar a favor do projeto, todos sem nenhum argumento convincente, apenas com “desculpas esfarrapadas”. Será que estão pensando que os cidadãos de Guanambi são lesos e não entendem o que vem por trás de um tipo de projeto desse? Infelizmente os nossos representes mais uma vez, aliás, como sempre, em sua maioria, votaram contra a democracia, o direitos de todos concorrerem ao serviço público, aprovando projeto permitindo as contratações no nosso município. Será que o limite de gastos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal deixou de existir?


Queremos ainda parabenizar os vereadores Dr. Ruy Azevedo e José Carlos (Latinha), por votarem contra o projeto de contratação e de fazerem questão que seus votos contrários fossem registrados em ata, eles colocaram todos os argumentos legais para a não aprovação do projeto, mas infelizmente venceu mais uma vez a obediência ao que pede o Executivo Municipal em vez do exercício legal de representação do povo. Lastimamos a atitude mais uma vez da Câmara de Vereadores de Guanambi e conclamamos ao povo que participe mais ativamente das ações dos vereadores os quais elegeram. Passem a cobrar mais para que, de fato, sejam representantes do povo e não dos interesses da administração ou interesses individuais.
Portanto, fiquemos de olho vivo nesse povo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão