Guanambi: Um paraíso da especulação imobiliária e o "canteiro de obras e oportunidades" de um grupo político


No dia 31 de Julho de 2011, o Blog do Latinha publicou uma matéria sobre o que é a especulação imobiliária. 

Ontem (26), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Guanambi, assistimos mais uma vez a votação de mais um pacote de doações de terrenos com a justificativa que era para  regularizar as áreas que foram doadas para "pessoas carentes", mas no pacote de doações para famílias carentes podemos observar doações históricas dos "Amigos do Poder". 

Os vereadores Dr. Ruy Azevedo e José Carlos Latinha se retiraram do plenário para protestarem contra uma máquima histórica montada para favorecer o grupo político que por mais de 40 anos fizeram da Prefeitura Municipal uma extensão dos investimentos privados de uma panelinha que usam e abusam da máquina pública para vender facilidade para os amigos e correligionários políticos e dificuldades para os adversários e a população em geral.

Vamos aos fatos e vejam como Guanambi é um paraíso da especulação imobiliária e um "canteiro de obras e oportunidades" sob o slogam "Governo Municipal - Estamos Trabalhando".

O que é especulação imobiliária?

Campos Filho (2001, p. 48) define especulação imobiliária, em termos gerais, como

[...] uma forma pela qual os proprietários de terra recebem uma renda transferida dos outros setores produtivos da economia, especialmente através de investimentos públicos na infra-estrutura e serviços urbanos[...].

A especulação imobiliária, portanto, caracteriza-se pela distribuição coletiva dos custos de melhoria das localizações, ao mesmo tempo em que há uma apropriação privada dos lucros provenientes dessas melhorias.

O processo histórico de ocupação da cidade foi feito através da abertura de grandes avenidas, loteamentos privados, doações de terrenos públicos e grilagem de áreas particulares, que foram legalizados na caixa preta do registro de imóveis da cidade. O maior exemplo foi o que fizeram com o Espólio de Ana Angélica Pereira de Castro, que fazia parte da Antiga Fazenda Vomita Mel na área urbana de Guanambi com mais de 6,1504 hectares ou 61.504,40 metros quadrados. Transformaram um antiga escritura de mais de 36 hectares do chamado Campo de Aviação - Centro Administrativo, em um loteamento municipal na área da Avenida Beneval Boa Sorte e região. A família Donato entrou na justiça questionando o direito de posse e o processo ficou engavetado por vários anos. Os registros imobiliários são legalizados sem matrículas ou os documentos de origem dos verdadeiros proprietários ou herdeiros.

Vamos a um exemplo prático de como esse processo especulativo e de uso da máquina pública para beneficiar os detentores do poder - Programa Minha Casa, Minha Vida e construção de casas populares de Guanambi. Vejas as fotos abaixo e tire a sua conclusão?


Muitos contribuem para a valorização, mas poucos ficam com os lucros. Na maioria das vezes, esse mecanismo está associado também à forma mais básica da especulação imobiliária, uma vez que deve ser feita provisão de infra-estrutura para atender a essas piores localizações, e que essa infra-estrutura acaba passando pelos terrenos mais bem localizados, valorizando-os ainda mais os proprietários dos terrenos ou loteamentos localizados na área. Veja quem são os proprietários das áreas próximas ao programa Minha Casa, Minha Vida. O rio continua a corre para o mar e o poder público e a máquima municipal fica a serviço dos interesses especulativos em detrimento dos interesses coletivos e socais da população de Guanambi. Esse é um pequeno exemplo do processo histórico do uso da máquina para beneficiar a panelinha que domina a cidade por mais de 40 anos. 

O Blog do Latinha vai realizar diversas matérias relacionando dados históricos e atuais do processo de especulação imobiliária e a questão do poder político da cidade. Vamos debater qual o projeto de desenvolvimento que Guanambi precisa: Guanambi de Todos Nós X Guanambi de uma panelinha?       

Próximas matérias: A especulação imobiliária e os loteamentos da cidade; A especulação imobiliária e o aterramento das lagoas da cidade; Quem são os beneficiados pelas grandes obras da cidade.                                      
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão