Agricultura Familiar do Algodão no Sudoeste da Bahia em destaque no VIII Congresso Brasileiro do Algodão

Tribuna Popular
 
Sexta, 30 de Setembro de 2011  
 
A Região Sudoeste da Bahia, onde a maior parte da produção do algodão é feita com base na agricultura familiar, também se fez presente no VIII Congresso Brasileiro do Algodão, entre os dias 19 e 22 de setembro, no Expo Center Norte em São Paulo. Representando os produtores da região, o presidente da Aproleite, Aurelizo Costa de Jesus, participou de mesa redonda na manhã da terça-feira, 20, para debate da realidade da cultura do algodoeiro na agricultura familiar no país.

“No início da década de 80, com a introdução do algodão herbáceo em Guanambi, a região ficou conhecida como a região do ouro branco”, iniciou o pequeno produtor, relatando também a crise de 1986 que acabou endividando a maior parte dos produtores de algodão da região; e o aparecimento do bicudo, principal praga do algododeiro, na safra 93/94, para justificar o declínio do Sudoeste da Bahia na produção da pluma.

Como forma de auxiliar a região na retomada no cultivo do algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Fundeagro, oferecem todo suporte necessário para o desenvolvimento do algodão na região. A parceria já possibilitou a disponibilização de maquinário para a colheita mecanizada e sementes no pós-safra. “A Abapa vem se empenhando para auxiliar o pequeno produtor da região”, comentou Aurelizo, lembrando que a Aproleite contempla 220 produtores em uma área de aproximados 3.200 hectares.

No entanto, de acordo com o pequeno produtor o grande gargalo da região é a falta de máquinas próprias para a colheita. “Não conseguimos colher sem o auxílio de uma colheitadeira”, explicou Aurelizo, lembrando ainda existir muitas áreas de terra na região que poderiam se tornar produtivas se houvesse mais investimento. O destacado trabalho de cooperativismo implantando na região vislumbra já para a próxima safra a possibilidade de aquisição de maquinário para auxiliar na colheita dos produtores cooperados.

A região sudoeste é em sua maioria formada por pequenos produtores. Ao todo, de um total de 1.350 produtores cadastrados, 1.133 possuem área inferior a 10 hectares, totalizando 3.486 hectares de algodão cultivados. 
A mesa redonda também contou com as apresentações de Waltermilton Cartaxo, da Embrapa Algodão de Campina Grande na Paraíba, relatando as experiências da cultura do algodão aplicada para a agricultura familiar no Nordeste do país e José Tibúrcio de Carvalho Filho, tratando do trabalho realizado no Norte de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão