Missão do governo quer atrair para BA novas empresas de energia eólica

A indústria dinamarquesa Vestas - maior fabricante no mundo de componentes para a geração de energia eólica - recebeu convite do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, para se instalar na Bahia, durante visita da missão do governo à fábrica mundial da Vestas, em Madri (Espanha). Em reunião, nesta quarta-feira (25), com os altos executivos da companhia, Correia apresentou o potencial da Bahia para o setor, mostrando que grandes concorrentes como Alstom, Gamesa e G&E estão se instalando ou em vias de se instalar no Estado.

“O objetivo dessa missão é fortalecer a implantação e a consolidação do polo de fabricação de equipamentos para o setor eólico. O Governo da Bahia vem apostando na diversificação da nossa matriz energética e no desenvolvimento da energia limpa”, disse Correia. Ele visitará ainda mais sete indústrias de componentes e equipamentos para a geração de energia por meio dos ventos, incluindo-se um fabricante europeu de torres para os aerogeradores e uma empresa de logística especializada neste mercado.

Consolidação 

O polo industrial de eólica na Bahia começa a se consolidar com as inaugurações da fábrica da espanhola Gamesa, em junho, e da francesa Alstom, em meados do próximo semestre, ambas implantadas no Pólo Industrial de Camaçari. Para as empresas do polo industrial de energia eólica que estão se instalando em Camaçari, o Governo da Bahia oferece a desoneração do ICMS na aquisição de bens destinados ao ativo fixo, além de infraestrutura e suporte para as plantas industriais. Também dá suporte ao desenvolvimento dos projetos de usinas eólicas, apoiando as empresas durante o financiamento e licenciamento ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão