Grande ensaio da Marujada no Centro Social Urbano



Hoje(3), às 20:20 horas, no Centro Social Urbano - Guanambi-BA, aconteceu mais um animado ensaio da dança folclórica Marujada. A Fundação Joaquim Dias Guimarães coordena  este importante projeto de resgate e preservação da Marujada, através  do Edital de Microprojetos Culturais do Governo do Estado - RESGATE E PRESERVAÇÃO DA DANÇA FOLCLÓRICA MARUJADA. 

A surpresa do ensaio fica por conta da presença de Maria Ivone Santana (ex-Diretora do Departamento de Cultura da PMG) que foi responsável pela dinamização da Marujada na gestão de Dr. Vá Boa Sorte e dos Secretários de Cultura, Esporte e Lazer Pedro Roberto Ivo e Dr. Luia Lélis. Os marujos felizes saúdam Ivone Santana. E viva o resgate e a preservação da Marujada em Guanambi!





O projeto tem como objetivo dar continuidade e ampliação do estudo e pesquisa sobre esta manifestação da cultura popular de Guanambi, através da apresentação e divulgação da dança folclórica Marujada, com o intuito de preservação e difusão da dança para as novas gerações. A pesquisa e o resgate da Marujada é um passo fundamental para a ampliação do conhecimento sobre a dança, visando sensibilizar a comunidade e a juventude da importância dessa tradição.

O ensaio conta com as presenças da Presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães - FJDG, Nice Amaral Guimarães Baleeiro; Ivone Santana, Juvenice Amaral (FJDG); Vereador José Carlos Lélis Costa; convidados Maria Luiza, Augusta Bezerra, Maurício Lélis, Márcia Costa e Jane Botelho; e os membros da dança Marujada (Sr. Lulu, Serralheiro, Elzimar, Betinho, Romário , José Humberto, José do Nascimento, Geraldo Rocha, Rogério Lopes, Cosme Nascimento, Daniel Alves, Elivelton Silva, Arielton Silva,  Augustinho, Zé, Osvaldo, Edmilson - Miolo, Celito Brito, José Roberto, Domingos, Ednaldo, Carlos Gabriel, Marcus, Daniel Santos, Marcos Rangel, Zé da Cruz e Seu Belo). 
O Projeto é uma realização da Fundação Joaquim Dias Guimarães em parceria e o apoio institucional do Governo Federal, do Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura) através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), o Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A Prefeitura Municipal de Guanambi - Secretaria de Educação e Cultura e a Câmara Municipal de Guanambi também apoiam este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão