XII Encontro Regional de Surdos em Guanambi



Ontem(11), no Centro Comunitária de Betânia, aconteceu a abertura do XII Encontro Regional de Surdos do Sudoeste da Bahia com as presenças de diversas caravanas das cidades da região e o principal objetivo da APADA Guanambi é a integração regional dos surdos, familiares e a sociedade.

O evento contou com as presenças de Nelson Pimenta (Ícone da identidade surda no Brasil), Professora Nice Amaral, Presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães, Dr. Edson |Luís Lélis, Diretor da 30ª Dires, Vereadores José Carlos Lélis - Latinha e Nenzinho e do empresário Laércio da IPA.

 A Apada Guanambi informa que a maior razão da existência da instituição e o trabalho voluntário e a inportante contribuição para a integração do deficiente auditivo em seu meio. O convívio com outros deficientes auditivos motiva o aluno e acelera o seu desenvolvimento.

 O empenho e o trabalho voluntário de todos faz da Apada Guanambi uma entidade em crescimento constante, sempre em busca do que há de melhor no ensino e socialização do deficiente auditivo. 

Veja a programação do Encontro Regional de Surdos do Sudoeste da Bahia que acontece em Guanambi:

O Encontro Regional de Surdos do Sudoeste da Bahia acontece desde 1998, tendo como primeiros participantes as comunidades surdas de Guanambi, Brumado e Rio do Antônio.

Atualmente, o evento ampliou para outras cidades da região sudoeste, onde cada ano um município é responsável por sediar o encontro, mudando o foco das atividades de debates, palestras e apresentações culturais com o objetivo de fortalecer a comunidade surda em todos os seus aspectos – sociais, educacionais, linguísticos, políticos e culturais.

Este ano o encontro está sendo organizado pela APADA- Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Guanambi em parceria com o CEPPEX – Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. A pauta de discussões inclui o papel das associações para o fortalecimento da identidade surda e as produções acadêmicas desenvolvidas na área de surdez.

PÚBLICO ALVO

• Familiares, amigos, conhecidos de surdos
• Comunidade surda
• Profissionais, estudantes e pesquisadores da área de surdez
• Ouvintes em geral.

PROGRAMAÇÃO

Ontem (11), 19:30 horas, aconteceu a abertura do evento com uma importante palestra com o tema 
“A importância das Associações para o Fortalecimento da Identidade Surda” , ministrada por Nelson Pimenta (Ícone da identidade surda no Brasil). Também foram realizadas diversas apresentações culturais.

Dia 12 (Domingo): 

 8:00h – Comunicação de artigos acadêmicos envolvendo a área de surdez

 9:00h – Mesa redonda

Relatos de experiências da história de educação dos surdos da região sudoeste.

A diretoria da APADA Guanambi agradece a todos os patrocinadores e voluntários que colaboram com esse importante evento regional.


"Conhecer e entender a surdez é uma forma de Inclusão Social".
Demonstre solidariedade com seus familiares, amigos ou conhecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia