Sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi debate sobre a eleição da presidência da casa


A sessão da câmara de vereadores de ontem (13) teve como destaque a eleição para Presidência. Fizeram uso da palavra os vereadores Hugo Costa, Vitor Bonfim, Nenzinho, Élder Guimarães, Dr. Ruy Azevedo e Latinha.


O Vereador Hugo Costa lançou o seu nome como candidato a presidente, elogiando o atual gestor Élder Guimarães, mas afirmando a necessidade da alternância do poder. Destacou que o seu principal compromisso é reestabelecer no Artigo 12 do Regimento Interno (RI) que veta a recondução para o mesmo cargo na eleição imediata subseqüente. Assumiu também o compromisso previsto no Artigo 23 do RI de apresentar ao plenário, até o dia 20 de cada mês, o balanço relativo aos recursos recebidos e às despesas realizadas no mês anterior. O vereador disse que se eleito presidente retornará e ampliará as transmissões ao vivo das sessões da câmara, melhorará a informatização da casa, investimento na qualificação dos assessores, parceria com a UVERMIG, retorno das sessões itinerantes e a realização de debates e audiências públicas sobre desenvolvimento, meio ambiente, cultura e esporte.


O vereador Vitor Bonfim solidarizou-se com as palavras do candidato Hugo Costa e fez a defesa do Projeto de Lei de sua autoria, com o apóio e a assinatura dos vereadores Dr. Ruy Azevedo, Hugo Costa, Nenzinho, Latinha, Agostinho Paz, Sinvaldo, Vandilson Medeiros e Vá Donato, que modifica o Artigo 12 do Regimento Interno: Artigo 12 - A Mesa da Câmara compõe-se dos cargos de: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, com mandato de 2(dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediata subseqüente. O vereador afirmou a necesidade de haver alternância de poder e destacou que o seu projeto visa acabar com a reeleição e o continuísmo na presidência da casa.


O Vereador Nenzinho fez um chamamenmto público para que o Presidente da Câmara, Élder Guimarães, retirasse a sua candidatura em nome da unidade e do consenso, destacando o seu apóio à candidatura de Hugo Costa. Destacou que na reunião da bancada da situação o vereador Hugo Costa colocou à disposição de retirar a sua candidatura para garantir um nome de consenso para a eleição da presidência. Nenzinho afirmou o seu apoio ao projeto do vereador Vitor e que se fosse feita uma consulta popular as vozes da rua clamam a favor da alternância de poder na casa.

O Presidente da Câmara, Élder Guimarães, reafirmou o seu objetivo de concorrer a reeleição que é um direito democrático garantido na Lei orgânica, esclarecendo ao Vereador Nenzinho que o projeto de alteração da lei que prevê a reeleição foi de autoria do vereador Adão Oliveira e foi aprovada pela casa. Também fez uma avaliação dos avanços alcançados pela casa ao longo da sua história, destacando a estrutura física e material, quer serviu de referência para as câmaras da região. Enfatizou a luta histórica em defesa da irrigação do Vale do Iuiú, através da presidência da UVERMIG, reafirmando a sua candidatura.


O Vereador Dr. Ruy Azevedo reafirmou o seu voto contrário a emenda da reeleição na legislatura passada, destacando o seu apoio a candidatura de Hugo Costa e ao projeto do Vereador Vitor que veta a reeleição. Afirmou que a alternância de poder é fundamental para garantir a democracia e o fortalecimento do legislativo municipal.


Finalizando, o Vereador Latinha destacou que não poderia se omitir sobre o debate da eleição da presidência da casa, afirmando que o processo de disputa  e de alternância de poder é fundamental para a democracia e a necessidade de qualificar o debate como fator de avanço do processo histórico do legislativo. O que está em jogo é a disputa de idéias e os projetos para avançar as conquistas da casa, que hoje é uma referência na região. Afirmou o seu apoio irrestrito ao projeto do Vereador Vitor de acabar com a reeleição e o seu posicionamento firme em defesa da democracia, destacando que a disputa é salutar para o fortalecimento do legislativo e que o seu voto será decidido através da consulta ao Conselho Político do Mandato.
Os candidatos à presidência da câmara participarão de uma entrevista no programa da Rádio Cultura Farol da Cidade com Fernando Alves na próxima Quinta-Feira (16) - Hugo Costa e Sexta-Feira (17) - Élder Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão