Hospital do Subúrbio beneficiará um milhão de pessoas

Sou Wagner 13


noticia
Foto: Mateus Pereira

A partir de terça-feira (14), a população baiana ganhará o Hospital do Subúrbio uma nova unidade de saúde para reforçar o atendimento na área para o subúrbio ferroviário e bairros próximos, além da Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas. A inauguração oficial acontece um dia antes e já nesta sexta-feira, lideranças sociais e jornalistas serão acompanhados pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que fará uma apresentação técnica sobre o funcionamento e instalações do novo equipamento de saúde.

A unidade é a primeira viabilizada pela Parceria Público-Privada (PPP) e vai disponibilizar atendimento aos casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica, neste último caso para adultos e crianças. São 268 leitos de internação, incluindo uma unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O hospital também contará com o programa de Internação Domiciliar (ID), com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.

A unidade contará ainda com unidade de bioimagem, raios X, tomógrafo, ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, serviços de fisioterapia, nutrição, dietética, farmácia e apoio logístico. O investimento, em torno de R$ 45 milhões, ainda vai gerar 1,6 mil empregos. O novo hospital será administrado pelo consórcio Prodal Saúde S.A., vencedor da licitação para Parceria Público-Privada (PPP). O grupo deve equipar e manter o hospital por dez anos, contratar pessoal e adquirir equipamentos. Esta é a primeira PPP na área de saúde pública hospitalar do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão