Cristalândia garante água de qualidade para o município de Brumado


Concluída em novembro do ano passado, a construção da barragem de Cristalândia representa uma obra grandiosa em tamanho e em benefício para a população de Brumado, município do Sudoeste do estado. Graças à sua capacidade de acumulação das águas do Rio de Contas, 16,7 milhões de metros cúbicos, cerca de 67 mil habitantes não correm mais o risco de ficar sem água durante os longos períodos de estiagem que castigam o município situado no semi-árido. Ontem, dia 16, o governador Jaques Wagner vai inauguraou a obra, que teve início no segundo semestre de 2005, foi paralisada menos de um ano depois, sendo reiniciada em 2008, após a abertura de novo processo licitatório.

A construção da barragem de Cristalândia é mais uma ação concluída do Programa Água para Todos e representou um investimento de R$ 27,8 milhões com recursos do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal.

Hoje, em pleno período de estiagem do mês de janeiro, a barragem de Cristalândia, graças às chuvas de outubro do ano passado, está cheia e vertendo. Isso significa fartura de água para abastecer Brumado e pequenas localidades rurais vizinhas, onde a população não tinha acesso a distribuição de água tratada canalizada e começou a contar com esse serviço depois que a Embasa implantou redes distribuidoras. É o caso dos moradores de Campo Seco I e II, Barrinha, Lameiro e Lagoa da Pedra. O investimento para levar água de qualidade a essas localidades somam um total de R$ 133,1 mil.

Já os habitantes das localidades de Fazenda Lagoa do Arroz, Cachoeira, Curralinho, Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Amucafo, Baraúnas, Lagoa de Dentro, Itaquari e Lagoa Funda vão poder contar com a água tratada, proveniente da barragem, quando estiver concluída a construção do sistema integrado de abastecimento Brumado/Itaquaraí, que está sendo realizada pela Embasa em parceria com a Prefeitura de Brumado.

Ascom Embasa/Blog do Latinha




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão