Paulo Henrique Amorim: “A imprensa impede o exercício da democracia”





“A democracia é um direito contraditório e o desafio que nós temos é chegar a um equilíbrio na sociedade”. Essa foi uma das declarações do governador Jaques Wagner, na abertura da etapa baiana da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, iniciada neste sábado (14), na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador.

Para Wagner, “a verdade completa só é possível construir a partir de um processo democrático” e a Conferência Nacional de Comunicação é um passo importante nessa trajetória. Um dos instrumentos da Bahia no processo de democratização da informação é a regulamentação do Conselho de Comunicação Social do Estado da Bahia. Foi assinado pelo governador um decreto que cria um Grupo de Trabalho (GT) que vai apresentar um anteprojeto de Lei em até 180 dias.

O jornalista e palestrante da conferência, Paulo Henrique Amorim, que fez uma explanação sobre o comportamento da imprensa e os métodos utilizados pelos veículos de comunicação no Brasil, sugeriu a criação de uma TV estatal como solução para chegar à verdadeira democracia no setor. “A delegação baiana deve levar essa proposta à Conferência Nacional”. Amorim declarou ainda, que o pioneirismo da Bahia em realizar a conferência estadual de comunicação, foi importante para dar início ao processo nacional. “A imprensa brasileira é quem atrapalha e impede o exercício da democracia no país”, acrescentou.

O papel das mulheres também foi destacado pela representante da União Brasileira de Mulheres – UBM, Julieta Palmeira. “As mulheres aqui representadas precisam de mais espaço em todas as áreas, principalmente na comunicação brasileira”, afirmou.

“Nós buscamos vencer esse, que é o último tabu da mídia brasileira, a democracia na comunicação”, explicou o secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida. Ele defende ainda, a divulgação da cultura regional nos meios de comunicação do país, como uma ferramenta de qualificação para o material produzido.

A Bahia é pioneira na discussão sobre a democratização da comunicação, com a realização da Primeira Conferência Estadual de Comunicação, em agosto de 2008. Antes disso, foram realizadas diversas conferências territoriais em todo o Estado, onde foram colhidas propostas que foram encaminhadas ao evento estadual e a partir dele, foi dado o pontapé inicial para a Conferência Nacional.

A etapa baiana reúne mais de 600 pessoas até este domingo (15), entre representantes do poder público, da sociedade civil e do empresariado, que irão definir as principais propostas sobre o tema: “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital” e mais três painéis temáticos realizados durante o evento: Produção de Conteúdo; Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e deveres. As propostas serão levadas por 100 delegados escolhidos no domingo, que irão à Conferência Nacional em Brasília, de 14 a 17 de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão