Mutirão Oftalmológico atenderá mais de 12 mil alfabetizando do TOPA – DIREC/30 e DIREC/24




Expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.000 consultas diárias, incluindo cirurgia de catarata e presbiopia


O município de Caetité vai ser palco de um mutirão oftalmológico para atender mais de 12 mil alfabetizandos do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA).


Parceria entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (SESAB) com o Centro Avançado de Oftalmologia, os atendimentos fazem parte do projeto Saúde em Movimento e serão realizados nos dias 20 até 30 de novembro no Hospital Municipal de Caetité, das 07:00 às 18:00 horas.


Os beneficiários devem portar o numero do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/ TOPA, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).


As expectativas é que sejam feitas 900 consultas diárias e outros 58 procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias eletivas, dentre elas catarata e presbiopia. Participam desta primeira etapa, GUANAMBI e Municípios circunscritos na – DIREC/30 com mais 8 entidades com estimativa de atender a 8 mil alfabetizandos do TOPA.


Óculos – um levantamento realizado na primeira etapa do TOPA apontou que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a media de rendimento familiar per capita de renda dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora dos SUS e a aquisição dos óculos.


O Saúde em Movimento é um projeto do Governo do Estado, que pretende percorrer as microrregiões do Estado da Bahia para realizar atendimento aos alfabetizando matriculados no TOPA.


Ione de Castro Ribeiro Fernandes

Supervisora Regional do TOPA

DIREC/30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão