Brasília se emociona com filme sobre Lula

Nunca na história deste país a abertura do Festival de Cinema de Brasília foi tão concorrida. Cerca de 2000 pessoas entre ministros, deputados, senadores, cineastas, militantes e fãs assistiram a exibição do filme Lula, o filho do Brasil no primeiro dia da 42ª edição do Festival.

Lula, o filho do Brasil
A exibição foi no Teatro Nacional que com capacidade para 1400 pessoas lotou as poltronas, corredores e até mesmo a rampa de acesso. Centenas de espectadores assistiram o filme de cerca de uma hora e meia em pé.

A exibição contou com a presença do diretor e do elenco do filme que tem estréia nacional marcada para o dia 01 de janeiro. A primeira-dama Marisa Letícia também assistiu o filme em que é retratada pela atriz Juliana Baroni.

O filme é baseado no livro de Denise Paraná e traz para as telas o percurso de Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento, em 1945, até 1980, quando era um líder sindical consagrado.

A data marca também a morte de uma pessoa extremamente influente em sua vida e em sua forma de pensar: Dona Lindu (Eurídice Ferreira de Mello), que criou oito filhos, sozinha, e tinha como lema "Nesta família ninguém vai ser ladrão ou prostituta". E cumpriu.


Segundo a produção do filme, a película foi filmada em dois estados (Pernambuco e São Paulo), sete cidades e 70 locações, entre 20 de janeiro e 18 de março de 2009.


No elenco de 130 atores destacam-se Rui Ricardo Diaz, que em sua estreia cinematográfica, interpreta Lula dos 18 aos 35 anos; Glória Pires como Dona Lindu, Cleo Pires (Lurdes, primeira mulher de Lula), Juliana Baroni (Marisa Letícia). Milhem Cortaz (Aristides, como o pai violento). As filmagens contaram ainda com 3.000 figurantes.


Ansiedade e vaias

Durante todo o dia, os escassos convites para a exibição do filme foram disputados por autoridades dos três Poderes. A ansiedade era tanta que pouco antes do início da exibição do filme, o produtor Luiz Carlos Barreto tentou diminuir a lotação da sala se comprometendo a exibi-lo novamente depois e recebeu vaias da platéia que exigia o início do filme.


“Um filme emocionante”

Ao final dos 128 minutos do filme, a emoção dominou o ambiente. Para a professora Jacqueline Barbosa o filme tem “uma história emocionante, bem conduzida e muito forte”.
“A oposição tenta, mas não há como comparar a biografia do Lula com a de qualquer outro tucano ou demo, eles não tem raiz nem compromisso com o nosso povo, essa é uma diferença intransponível” destacou Jacqueline.

Apesar da estréia prevista em janeiro, o filme ainda será exibido em São Bernardo do Campo, segundo a produção inclusive com a presença de Lula.

Se os 2000 lugares de Brasília foram pequenos, em São Bernardo talvez nem o Estádio da Vila Euclides consiga receber todos os Lulas que irão se ver nas telas.


Assista ao trailler do filme


De Brasília
Gustavo Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão