PROJETO ÁGUA E CIDADANIA

FETAG EXECUTARÁ OBRAS DO PROJETO ÁGUA E CIDADANIA



A falta de água não será mais um problema na vida dos agricultores familiares que vivem no sertão da Bahia. Foi o que garantiu o governador Jaques Wagner ao assinar junto com o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, um convênio, no dia 20 de fevereiro no município de Irecê, para a construção de cisternas na região semi-árida do Estado. Trata-se de uma iniciativa do Projeto Água e Cidadania do Governo Estadual, que conta com recursos do Governo Federal.

A ação faz parte do Programa Água para Todos e vai beneficiar mais de 60 mil pessoas em 115 municípios do semi-árido baiano.

Serão investidos R$ 24 milhões para a construção de 12.270 cisternas de cimento, sendo que 11.310 com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água serão destinadas ao consumo humano e 960 serão construídas para a produção agrícola, com capacidade de armazenamento de 50 mil litros de água.

O governador Jaques Wagner e o ministro Patrus Ananias visitaram o Assentamento Novo Esplendor, no município de Central, distante 36 quilômetros de Irecê, e fizeram a entrega da primeira cisterna do programa. Eles ainda plantaram algumas mudas no local. O governador afirmou que está trabalhando em benefício do povo e que trazer água de qualidade para a população é mais que obrigação dos governos estadual e federal.

O Projeto Água e Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES – garantirá a segurança alimentar de diversas famílias da região semi-árida e será responsável pela instalação de 70% das cisternas. A meta do projeto é construir 100 mil cisternas para consumo humano, 25 mil para produção agrícola e 1.000 barragens subterrâneas.

A Fetag Bahia executará a construção de 1.200 cisternas em 10 municípios, beneficiando mais de 5.000 trabalhadores e trabalhadoras rurais. A Fetag atenderá os municípios de Itapicurú, Senhor do Bonfim, Monte Santo, Ibicoara, Maracás, Retirolândia, Campo Formoso, Guanambi, Tanhaçú e Boa Nova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão