ESPORTE: SEGUNDO TEMPO


Programa Segundo Tempo será lançado no sábado

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) inicia em março as ações do programa Segundo Tempo. O lançamento acontece no próximo sábado (1º), a partir das 9h, no anfiteatro do Parque da Cidade, no Itaigara, com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, dentre outras autoridades.

O Segundo Tempo trabalha o esporte como importante instrumento pedagógico, fortalecendo o vínculo da criança com a escola. Este ano, o programa vai beneficiar cerca de 60 mil crianças de 130 municípios baianos, incluindo Salvador, com atividades em 30 bairros.

Os municípios contemplados estão distribuídos em 24 dos 26 territórios de identidade da Bahia e o investimento na iniciativa é de mais de R$ 10,6 milhões. Os alunos participantes têm garantidos fardamento, material esportivo e reforço alimentar no período em que estiver no núcleo – três dias na semana.

Outra vantagem do Segundo Tempo é contribuir para a geração de renda, ao remunerar 100 coordenadores e 575 monitores, que são jovens estudantes do curso de Educação Física e desportistas.

Para o desenvolvimento do programa, foram formalizadas parcerias com universidades, escolas, terreiros de candomblé, centros sociais urbanos (CSUs), associações de moradores, ligas desportivas e comunidades indígenas, o que possibilitou a construção coletiva da ação.

Finalidade


Idealizado pelo Ministério do Esporte, o Segundo Tempo nasceu para democratizar o acesso do estudante às atividades esportivas e de lazer realizadas no contraturno escolar. A finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, além de assegurar o exercício da cidadania.

Por orientação do secretário Nilton Vasconcelos, o empenho é para que cada vez mais seja ampliada a relação da escola com o programa. O coordenador de Esporte da Setre, Weslen Moreira, explicou que as atividades estarão em sintonia com o projeto pedagógico da escola e não substituem o espaço da Educação Física.

Ele informou que já foram realizadas atividades de capacitação dos coordenadores e monitores, em parceria com o Ministério do Esporte. Essa ação serviu para orientá-los com instrumentos pedagógicos adequados para que possam desenvolver um bom trabalho em sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo governo federal.

Coordenação

Assim como outros programas federais, a coordenação do Segundo Tempo é colegiada e distribuída por várias cidades baianas. Em Salvador e Guanambi, a responsabilidade está a cargo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O núcleo do programa na Uneb vai realizar atividades no Campus I, no bairro do Cabula, em Salvador, e no Campus XII, em Guanambi. As inscrições acontecerão simultaneamente nas duas cidades, nos dias 4 e 6 de março, das 8 às 12 e das 14 às 18h.

Em Salvador, os interessados devem comparecer ao Campus I, na Quadra 2 (ao lado do Auditório Caetano Veloso). Em Guanambi, os interessados devem procurar um representante do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer (Nafel), na secretaria do Departamento de Educação (DEDC). Mais informações no site www.uneb.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão