LÍDER DO PSB: ''SE PT QUER SER DE ESQUERDA, VENHA PARA CÁ''

Em resposta ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os partidos aliados evitem disputas entre si nas eleições de 2008, o líder do PSB na Câmara, deputado Márcio França (SP), declarou-se favorável à união das esquerdas. ''Se o PT quiser ser esquerda, tem que vir para cá [para o Bloco de Esquerda, que inclui ainda o PCdoB, PDT, PRB, PMN e PHS]. Se não quiser, fica como está'', afirmou. Lula solicitou a união aos partidos da base, pelo menos nas grandes cidades, na semana passada, ao final da reunião do Conselho Político do governo. Veja a entrevista, para o site do PSB.

França: tudo pronto para 2008 Portal PSB: O presidente Lula pediu, na reunião do Conselho Político, que os partidos aliados evitem racha na disputa municipal do ano que vem. Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Márcio França: O PSB formou um bloco com outros partidos da base aliada, no início do ano, exatamente porque o PT formou, antes, um bloco com o PMDB - depois de abandonar a candidatura à reeleição do então presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo [PCdoB-SP]. Nós torcemos pelo sucesso do presidente Lula e de seu governo, mas a programação da Frente de Esquerda para a disputa de 2008 já está pronta. O PT, partido do presidente, só não está nela porque - pelo menos até agora - não quis.

Foi o próprio Partido dos Trabalhadores que abandonou o nosso grupo... Então, para que o grupo caminhe coeso, como espera o presidente, é preciso que eles voltem para cá. O que eu entendo é que o bloco de esquerda original sempre foi com PSB, PCdoB e PT. Foi o PT que foi buscar o PMDB. Isso é histórico, não dá para mudar a história. Então, agora cabe ao PT ou retornar ao bloco ou seguir seus caminhos com os novos companheiros que surgiram na jornada. Desde o início nós temos demonstrado que somos favoráveis à união das esquerdas. Se o PT quiser ser de esquerda, tem que vir para cá... Se não quiser, fica onde está.

PSB: Qual é a programação da Frente de Esquerda, que surgiu a partir do bloco de esquerda da Câmara?

França: Nós vamos disputar as 150 maiores cidades do Brasil e queremos ganhar pelo menos na metade delas.

PSB: Como está a força do grupo?

França: Nosso grupo soma, hoje, quase 80 parlamentares no Congresso Nacional, além de vários governadores, prefeitos e centenas de vereadores.

PSB: Qual é a plataforma da Frente?

França: A Frente de Esquerda defende, entre outras ações, as reformas políticas, tributária, universitária, urbana e agrária. Reformas para valer, mesmo, que atendam à maioria da sociedade. Além de vários pontos, como o apoio ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a redistribuição de renda, o crescimento econômico de, no mínimo, 5% do PIB... No manifesto de lançamento da Frente, o presidente do PSB, governador [de Pernambuco] Eduardo Campos, reafirmou nosso apoio ao governo Lula e expôs o interesse de formalizar alianças com vistas às eleições municipais de 2008 entre todas as legendas que integram o grupo.

Fonte: http://www.psbnacional.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão