LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVASF NA SERRA GERAL E NO MÉDIO SÃO FRANCISCO


Um momento para ficar na história da CODEVASF e das regiões de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi. No dia 29 de março, foi entregue o relatório de viabilização da instalação do campus universitário da Univasf nas regiões supra-citadas ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – Manuel Palácios. Na reunião estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – José Weber, o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da CODEVASF – Jonas Paulo, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX/UFBA – Osvaldo Barreto, o chefe da Assessoria Regional de Com. e Marketing da 2ª/SR - Demétrios Rocha e os representantes dos Grupos de Trabalho de Guanambi e Santa Maria da Vitória, também vereadores, Valdeci de Oliveira e José Carlos Lélis Costa (Latinha), respectivamente.
Na reunião o reitor pronunciou sua intenção de expandir seu campus universitário ao secretário Manuel Palácios, e que essa expansão aconteça para a região do médio-São Francisco baiano, mais precisamente para a região de Bom Jesus da Lapa.
O diretor, Jonas Paulo, entregou o relatório que a CODEVASF solicitou a FAPEX, a Manuel Palácios e informou que o plano de expansão da UNIVASF é importantíssimo para a revitalização do Rio São Francisco, pois a Companhia tem interesse em expandir suas parcerias no campo da pesquisa e extensão com a Univasf, para a recuperação do Rio, além de servir a educação superior, como importante vetor de transformação social e econômica para a região, missão principal da CODEVASF. Jonas, ainda informou a disponibilidade de injetar recursos e áreas disponíveis para as atividade e funcionamento da Univasf, como já foi feito com a contratação da FAPEX para a consultoria de viabilidade de implantação dos campus.
Osvaldo Barreto, diretor-presidente da FAPEX, relatou os passos do relatório e sua conclusão, sendo favorável à implantação dos três campus universitários nas três cidades e se colocou à disposição para intervir no processo junto à Universidade Federal da Bahia – UFBA, através de contato com o reitor Naomar Almeida.
O secretrário de Ensino Superior, Palácios, é o responsável por todas os processos de expansões de Universidades Federais do Brasil e o mesmo foi favorável à expansão da Univasf para a cidade de Bom Jesus da Lapa, pronunciando-se também a favor da expansão da futura Universidade Federal do Oeste (atual UFBA-Barreiras) para a cidade de Santa Maria da Vitória e da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (também UFBA-Vitória da Conquista) para a cidade de Guanambi. Portanto, o secretário autorizou o processo de instalação da Univasf para a cidade de Bom Jesus da Lapa e pronunciou-se a favor da outras expansões para as cidades de Santa Maria da Vitória e Guanambi, cujos Grupos de Trabalho irão já manter contato com os reitores e a CODEVASF para a decisão junto ao MEC. A intenção da Codevasf é que o campus de Guanambi fique com a Univasf, principalmente pelos aspectos físicos da região e sua inserção no Vale do São Francisco, região que a Codevasf atua e tem necessidade de intervenção. Para tanto o Grupo de Trabalho de Guanambi marcará reunião com o reitor Weber para que ele insira no plano de expansão a região de Guanambi, ao invés da vinculação dessa à futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, a ser sediada em Vitória da Conquista. A reunião com o reitor da UFBA, Naomar Almeida, também já está sendo solicitada pelo vereador Valdeci, visando a aceleração do processo para implantação do campus de Santa Maria da Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão