EDUCAÇÃO

24/04/2007 - 13h17
Escolas sem luz são 18 mil no país, diz ministro

Da redação
Em São Paulo*

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça, durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que o número de escolas sem energia elétrica chega a 18 mil em todo o Brasil.

A maior parte destas escolas fica em áreas rurais. Elas concentram cerca de 1,5% dos alunos matriculados no país. O número equivale a cerca de 840 mil alunos.

De acordo com dados oficiais, o programa de eletrificação Luz Para Todos, do governo federal, identificou que cerca de 12 milhões de pessoas vivem sem luz elétrica no Brasil, a maioria também na zona rural.

Outra medida que Haddad relacionou às áreas mais pobres do país é a renovação da frota do transporte escolar. "É inadmissível que as crianças dirigam-se à escola em caminhões. São veículos para carga, em vez de gente", disse ele.

O PDE, com créditos de R$ 600 milhões fornecido pelo BNDES, vai incentivar a renovação total da frota de transporte escolar em dez anos. O ministério já havia anunciado que até mesmo barcos devem ser adquiridos para o transporte de alunos.

Para Haddad, o reforço no Brasil Alfabetizado também afetará as áreas rurais e mais afastadas, que, segundo ele, concentram o público-alvo do programa: jovens e adultos com alfabetização nula ou precária.
*Atualizada às 13h26 - UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão