BLOCO DE ESQUERDA ESTÁ PRESTES A SUPERAR O PT

28 DE ABRIL DE 2007 - 21h58

O PT, acostumado a ser o grande pilar e o batedor de bumbo da esquerda, tem nova notícia para se preocupar com sua influência junto ao eleitorado de centro-esquerda. O bloco parlamentar formado na Câmara dos Deputados pelo PSB, PDT, PCdoB e mais três legendas menores está em via de agregar mais um partido, o PV.

Se a adesão dos verdes for confirmada, o chamado "bloco de esquerda" agregará mais 14 deputados e passará a ser a segunda força política da Câmara, superando o PT, de 82 deputados (atrás somente do bloco encabeçado pelo PMDB, que soma 121 parlamentares).

E não pára por aí. As conversações dentro do bloco de esquerda se mostram tão azeitadas que a perspectiva é a coligação de seus partidos, nas eleições municipais de 2008, em pelo menos 120 das 150 maiores cidades brasileiras. Entre as 26 capitais, os partidos devem caminhar juntos em 22 delas, e apresentando "nomes com viabilidade", ressalta o deputado federal Márcio França (PSB-SP), líder do bloco. Márcio França (PSB-SP) comemora o atual momento, afirmando que "o ovo ficou em pé".

O bloco poderia até crescer mais na Câmara, ressalta França, se não fosse a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual o mandato de deputado pertence aos partidos, sendo ilícita a troca de legendas. Na percepção do líder, o meio político ficou apavorado com a definição do TSE e ficaram congeladas todas as movimentações de deputados entre partidos.

Fontes: Blog do ET/Portal Vermelho - PCdoB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão