II FÓRUM REGIONAL DE BIODIESEL

Na sexta-feira, dia 03/11/2006, na Câmara de Vereadores de Guanambi, ocorreu mais um importante evento promovido pela Prefeitura de Guanambi, Câmara de Vereadores e Brasil Ecodiesel e que contou com o apoio da CODEVASF, FETAG, SEBRAE, BNB, SEAGRI, BB e Escola Agrotécnica Federal. O objetivo do fórum foi para passar as informações para os agricultores da região sobre o programa de BIODIESEL do Governo Lula que tem como principais diretrizes a implantação de um programa sustentável, tanto técnica, como economicamente, através da produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda, com garantia de preços competitivos, qualidade e suprimento, na qual a sua produção seja feita a partir de diferentes fontes oleaginosas (mamona, algodão, girassol, pinhão manso, etc.), com ênfase no amplo potencial produtivo da agricultura familiar.

O fórum contou com as presenças do representante do Prefeito de Guanambi, o Secretário de Educação, Charles Fernandes; do Presidente da Câmara, Élder Guimarães; do Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Joventino Malheiros; do Deputado Estadual Edson Pimenta (PCdoB); do Secretário de Agricultura de Livramento, Élvio Dourado; do presidente do CDL, Hugo Costa, bem como de diversas lideranças do Pólo Sindical da FETAG e dos presidentes dos STRs da região e de representantes de diversas cidades. A programação foi coordenada por Adalgicio Lelis Costa que teve como palestrantes no período da manhã o Dr. Júlio Armando Martinez (Diretor da Brasil Ecodiesel) e o Dr. Uilson Menezes (Gerente da Brasil Ecodiesel) que abordaram sobre o programa do biodiesel no Brasil e forma de contratos com a Brasil Ecodiesel. Na parte da tarde, o Dr. Ariomar Rodrigues dos Santos, Diretor da Escola Agrotécnica Federal fez uma palestra sobre a intoxição de ruminantes por mamona. Logo em seguida, o Gerente do BNB, Dr. Fernando Teixeira, e o representante do Banco do Brasil, Sr. Arlem, fizeram exposições sobre as linhas de crédito para o biodiesel.

O destaque da atividade foi a discussão sobre as regras do processo produtivo a partir de diferentes oleaginosas, conforme a realidade regional, onde a cadeia produtiva do biodiesel, tem grande potencial de geração de empregos, promovendo, dessa forma, a inclusão social e possibilitando a participação da agricultura familiar e do agronegócio e a diversificação agrícola. Além disso, a área de cultivo pode ser consorciada com milho e feijão, onde a empresa garantirá o preço mínimo do produto, a assistência técnica, a doação de sementes e a garantia de compra da coleta, através de um contrato. Outro aspecto abordado por mim e pelo Deputado Estadual Edson Pimenta foi a necessidade da realização de uma discussão séria e ampla sobre a lavoura do algodão na região. A empresa Brasil Ecodiesel e a FETAG assumiram o compromisso de realizar um fórum de discussão sobre a recuperação dessa importante lavoura, pois o produto agrega valor no processo produtivo, através do caroço, da fibra e da torta. A mamona é mais uma alternativa para a região. Sobre a lavoura do pinhão manso os técnicos da empresa relataram que essa oleaginosa está ainda em fase de experiência e de análise. Quanto ao girassol é necessário garantir o zoneamento do produto para que as instituições financeiras possam fazer o seu financiamento. O Deputado Edson Pimenta falou também sobre o compromisso da CODEVASF de implantar uma Estação de Pesquisa do Biodiesel em Ceraíma (Guanambi) e uma esmagadora de biodiesel no Julião, destacando que todas essas ações do Governo Lula garantirá o desenvolvimento sustentável da nossa região.

O empresário Gegê Donato falou sobre o reflorestamento do nim, árvore de fácil adaptação ao clima e ao solo do semi-árido e que desenvolve de forma acelerada, garantindo a permanência do verde na área. Essa planta é de multiuso e uma alternativa rentável, produzindo madeira, óleo, hortas orgânicas, etc. Os interessados no assunto deve acessar o site:www.nimbahia.com.br ou fazer contatos pelos telefones 88022922 ou 88020657. A empresa dispõe de vinte mil mudas que podem ser adquiridas pelo valor de R$ 1,00.

Finalizando o fórum, o presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Élder Guimarães, fez um pronunciamento sobre a importância da realização desse evento dizendo que as eleições é passado e que no momento devemos unir todas forças políticas e sociais da região em busca de garantir o crescimento e o desenvolvimento da região. O ato foi encerrado pelo Secretário de Agricultura e pelo coordenador Adalgisio Lélis que fizeram a distribuição de diversas mudas de nim.

José Carlos Lélis Costa
La

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão