Codevasf realiza audiências públicas para debater o Estudo de Viabilidade do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, na Bahia
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) convida produtores rurais, representantes de entidades públicas e privadas, lideranças locais e a comunidade em geral dos municípios baianos de Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto e Guanambi para participar da audiência pública sobre o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, a ser implantado pela Companhia na Bahia.
Confira locais, datas e horários das reuniões:
- Câmara Municipal de Malhada - Terça-feira, 04 de novembro, às 9h
- Câmara Municipal de Iuiú - Terça-feira, 04 de novembro, às 15h
- Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto - Quarta-feira, 05 de novembro, às 9h
- Universidade Aberta do Brasil - UAB, polo Guanambi - Quinta-feira, 06 de novembro, às 9h
A ideia dos encontros é apresentar a fase em que se encontram os estudos técnicos, econômicos e ambientais da iniciativa, que representa um marco no crescimento agrícola e econômico da região.
Além de garantir a transparência e a participação social nas etapas do projeto, fortalecendo o diálogo e a troca de ideias, as audiências públicas têm papel didático. Nas reuniões, técnicos e especialistas irão esclarecer aspectos como os fundiários; o traçado preliminar dos canais; e as premissas que guiarão a modelagem técnica, financeira e jurídica para viabilizar a implantação do empreendimento.
O Governo Federal lançou a licitação para estudos de viabilidade e modelagem de concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú em 2023. A elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e da modelagem jurídica para a Parceria Público-Privada (PPP) é de responsabilidade da Codevasf.
Sustentabilidade
O Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú tem área de abrangência situada na margem direita do rio São Francisco, no médio vale, ao sul do estado da Bahia, e viabilizará aproveitamento agrícola em larga escala. São 51.705 hectares de espaço irrigável que contemplará os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi, a maior cidade da região, situada a 179 quilômetros do Projeto. O investimento estimado para o empreendimento é de aproximadamente R$1,75 bilhão.
De acordo com especialistas, obras de irrigação têm potencial para desenvolver uma série de segmentos econômicos associados à agricultura irrigada, como insumos agrícolas, logística, treinamento profissional, equipamentos, infraestrutura e serviços. Trata-se de uma iniciativa que impacta diretamente as comunidades beneficiadas. A expectativa é de que, com o surgimento do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, cerca de 160 mil novos empregos diretos e indiretos sejam gerados.
Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Codevasf mantém mais de 115 mil hectares de área irrigada na bacia do rio São Francisco.

Comentários