Hoje é o VI Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco

Hoje é o VI Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, em 2016. "Na mensagem de lançamento, o Papa  disse: 'Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade'”.  

Neste ano de 2022, "O Papa Francisco enviou uma  mensagem que tem o seguinte texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)."

O Dia dos Pobres deve ser celebrado através de  diversas iniciativas nas dioceses e paróquias que despertem, cada vez mais, os cristãos e as cristãs para a proximidade e a solicitude com os pobres dos nossos tempos.

Leia a Mensagem do Papa Francisco para este dia no link abaixo:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20220613-messaggio-vi-giornatamondiale-poveri-2022.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão