Diagnóstico do Potencial de Turismo de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras

O Instituto Brasileiro de Turismo define o turismo ecológico como: “Segmento (...) que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, que incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista (...)”. Podemos compreender que o ecoturismo busca favorecer em especial o meio ambiente, mas também todos envolvidos, sejam turistas, profissionais do turismo ou a população local. Para que esse tipo de turismo aconteça, é preciso que todas as partes estejam em harmonia, para que um não prejudique o outro.

A empresa Flamboyant Conteúdo Criativo do guanambiense Matheus Boa Sorte e sua equipe, através dos profissionais Julia Fagundes Abrantes e Rodrigo Freitas, realizaram dos dias 19 a 24 de Novembro, a primeira etapa do Diagnóstico do Potencial de Turismo de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.







O diagnóstico envolve os diversos atrativos naturais, culturais, históricos e o levantamento de dados e informações sobre o inventário de oferta turística dos municípios de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.

As prefeituras dos respectivos municípios tem por objetivo criar uma nova alternativa econômica e melhorar a qualidade de vida da população local e regional, visando levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos que levam a viabilizar a atividade turística, bem como ampliar a geração de emprego e renda e valorizar as belezas e os bens naturais, culturais e históricos.

A primeira etapa do levantamento turístico contou com a importante colaboração do Vice-Prefeito e Secretário de Turismo e Esporte de Palmas de Monte alto, Neto Porto; do Secretário de Agricultura de Sebastião Laranjeiras, Valdeir Martins; de Rosa Neves da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas de Monte Alto, bem como da participação do ambientalista José Carlos Latinha, do ambientalista Reginaldo Azevedo, Oscar Presidente do Grupo de Jipeiros de Palmas de Monte Alto, do ambientalista Sandro e da Professora Graça Donato.

Os profissionais da empresa Flamboyant Conteúdo Criativo realizaram visitas em diversos atrativos naturais e históricos da oferta de turismo do município de Palmas de Monte Alto: Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens e as belas imagens em estilo barroco (1736); Manancial Riacho dos Coqueiros; Estrada Real; Fazenda Três Irmãos e o Casarão; Casarão do Lameirão; Capela Centenária de São Pedro; Cachoeira do Brucunun I e II; Casa de Pedras; Alinhamento; Ruinas da Igreja Nova; Casarão da Cadeia Antiga (1889), Casarão da Intendência Municipal e o bonito Casarão dos Laranjeiras;  Corredeiras do Pé da Serra; Morro da Fazenda Pau do Espinho e o Casarão; Trilhas do Pequi e da Mangaba na Serra.

No município de Sebastião Laranjeiras foram visitados os seguintes atrativos naturais e históricos: Balneário do Lajedo; Poço Azul; Centenário Casarão da Câmara Municipal (1889); Igreja de Nossa Senhora; Cachoeira da Cotandiba. 

Na segunda etapa do levantamento natural, histórico e cultural de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras serão visitados e registrados (Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Mandiroba, Morrote das Pinturas, Casarão do distrito de Mamonas, Cachoeira Fonte das Negas, Comunidades Quilombolas, Produção de Rapadura e Pinga, Economia Solidária e o Artesanato, Grupos de Reisados e Cultura Popular, Tear de Algodão e Renda de Bilro, Culinária, Festas Tradicionais, Sítios Arqueológicos, entre outros atrativos). 

Os municípios de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras são pioneiros no desenvolvimento de mais uma alternativa econômica de geração de emprego e renda e de melhoria da qualidade de vida da população local. O exemplo deve ser seguido pelas diversos municípios do Território Sertão Produtivo.

O presente diagnóstico busca identificar os elementos propícios ao desenvolvimento do turismo, principalmente relacionados ao segmento do ecoturismo, turismo histórico-cultural, turismo de aventura, turismo religioso, eventos, entre outras modalidades.

O inventário do turismo é fundamental para o município poder captar recursos do Governo Federal e Estadual, bem como potencializar e organizar a gestão e os serviços de apoio aos turistas, através da criação de um centro de informação turística e fortalecimento da economia e do comércio local.

Parabéns aos Prefeitos de Palmas de Monte Alto - Manoel Rubens e Sebastião Laranjeiras – Dr. Pedro Malheiros pela brilhante iniciativa de iniciarem o diagnóstico turístico.

O Blog do Latinha/TV Latinha sempre defendeu a ideia da criação de 14ª Região de Turismo na Bahia “CAMINHOS DA CAATINGA”.

ENSAIO FOTOGRÁFICO DAS BELEZAS E DO POTENCIAL DO TURISMO NO SERTÃO BAIANO

PALMAS DE MONTE ALTO 

Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens 

e as belas imagens em estilo barroco (1736)



Manancial Riacho dos Coqueiros

                              Estrada Real                             

Fazenda Três Irmãos e o Casarão




 Casarão do Lameirão

Capela Centenária de São Pedro

Cachoeira do Brucunun I e II




Casa de Pedras


Alinhamento


Ruinas da Igreja Nova



Casarão da Cadeia Antiga (1889)


Casarão da Intendência Municipal

Casarão dos Laranjeiras


Corredeiras do Pé da Serra




Morro da Fazenda Pau do Espinho e o Casarão




Trilhas do Pequi e da Mangaba na Serra 

Palmas de Monte e Sebastião Laranjeiras






SEBASTIÃO LARANJEIRAS

Balneário do Lajedo






Poço Azul









Centenário Casarão da Câmara Municipal (1889)


Igreja de Nossa Senhora 



MANDIROBA


Trilha Radical dos Paredões da Cachoeira da Cotandiba














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão