Cerca de 47% das usinas eólicas em operação estão nos municípios de Sento Sé, Caetité e Morro do Chapéu

 



Sento Sé (58), Caetité (30) e Morro do Chapéu (30) são os municípios com a maior quantidade de usinas eólicas operando na Bahia. As 118 usinas representam pouco mais de 47% do total dos 248 parques, com 6,4 gigawatts (GW) de potência instalada. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Bahia segue líder na geração nacional com 32,98%, assim como na geração de energia solar com 28,93%. As informações constam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgados nesta quinta-feira (10). 

“O setor de Energias Renováveis fez uma revolução no estado nos últimos dez anos. A Bahia vem mantendo a liderança na geração nacional e isso é bastante positivo pois o estado contribui de forma intensa na diversificação da matriz energética e com uma energia limpa e sustentável. E a previsão é que a gente continue crescendo. Temos 196 novas usinas eólicas e 193 solares previstas para se implantarem no estado. Quando todas as usinas estiverem em funcionamento, a previsão é que a Bahia alcance respectivamente 13,7 GW e 8,9 GW de potência instalada”, afirma Denise Mach, diretora de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE. 

Desde 2017, o Estado é líder na produção de energia solar, já quando se trata da energia gerada pelos ventos, a Bahia segue liderando pelo quinto mês consecutivo. A estimativa é que o setor privado invista cerca R$ 67 bilhões nos 389 parques eólicos e solares em construção e os que estão com construção não iniciada. Até o momento, a previsão é que cerca de R$ 32 bilhões já tenham sido injetado no estado pelos empreendimentos eólicos e solares que já estão operando. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão