Artesãs de Contendas do Sincorá sonham em ampliar visibilidade para o trabalho desenvolvido pelo Xavier Artesanatos

Nas terras férteis do Sertão Produtivo, há 18 km do centro urbano do município de Contendas do Sincorá, na Comunidade Quilombola São Gonçalo, moram três irmãs super talentosas, que transformam a fibra do licuri em belas peças artesanais e fonte de renda para a família. Cleidimar Xavier, 24 anos, é a mais jovem entre as irmãs do Xavier Artesanatos, empreendimento familiar formado juntamente com Cristiane Xavier, 28 anos, e Joceli Xavier, 37 anos.

Elas acordam cedo todos os dias com inúmeros afazeres; cuidam das hortaliças, auxiliam na casa de farinha, realizam as tarefas domésticas e em meio a rotina agitada ainda dispõem de tempo para participar das atividades da igreja e de lazer na comunidade. Além de realizarem todas essas atividades, elas ainda podem afirmar com orgulho que são artesãs.

A fibra (palha) do Coqueiro Licuri é extraída pelas irmãs, ficam expostas ao sol por aproximadamente quatro dias. Após a secagem as palhas são desfiadas, ficando aptas para a produção de cestos, boleiras, caixas organizadoras, bolsas, entre diversas outras peças. O trabalho é todo manual, demanda tempo, esforço e dedicação. Mesmo com a produção de lindas peças artesanais, a cada ano as irmãs ainda precisam sair da comunidade onde moram para trabalhar na colheita do café, geralmente na região de Vitória da Conquista, Bahia.

Cleidimar juntamente com as irmãs construíram um espaço ao lado da casa onde moram para poderem se dedicar melhor à produção. Para elas, essa tem sido a maior conquista do empreendimento. As artesãs ainda sonham com o reconhecimento e a valorização do trabalho artesanal que desenvolvem: “A pessoa acha bonito nosso trabalho, mas na hora de comprar pergunta: tem certeza que vale isso tudo?”, comentou Cleidimar Xavier ao abordar sobre os desafios que enfrentam na comercialização dos produtos.

O empreendimento iniciou as atividades no ano de 2011. Uma quarta irmã, que atualmente não integra o grupo, participou de um curso e ensinou elas produzirem os artesanatos. No ano de 2021, o Xavier Artesanatos passou a ser um empreendimento que recebe a assessoria do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, que tem sede em Guanambi. O Cesol Sertão Produtivo é resultado de uma política pública do Governo do Estado, e é gerido por uma Organização Social, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).

Após estabelecer parceria com o Cesol, o grupo tem sua produção exposta e comercializada na É-Com Rede, que é uma loja virtual e física dos Empreendimentos Solidários assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo. Além da comercialização nesses espaços, o Cesol busca intermediar a inserção dos produtos em novos mercados.

Com o objetivo de ampliar a visibilidade do trabalho artesanal do Xavier Artesanatos, o Cesol Sertão Produtivo realizou uma produção audiovisual sobre o grupo. As gravações aconteceram no dia 10 de agosto/2022 e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Contendas do Sincorá. Outro propósito foi apresentar um pouco da história dessas artesãs que lutam diariamente por oportunidades melhores. Clique aqui para assistir o vídeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão