UniFG comemora 20 anos com expansão e objetivo de transformar mais vidas pela educação

 

 Dando início às celebrações, Instituição lança Podcast com a participação de alguns dos personagens que marcaram essa história 

Crédito: Divulgação

Em 2002, mais precisamente no dia 08 de novembro, a Faculdade Guanambi iniciava suas atividades. Mantida pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a Instituição nasceu como resposta a uma demanda que se estendeu historicamente no município de Guanambi e ultrapassou os seus limites. Uma demanda que marcou as agendas sociais e políticas de parte significativa da população dos municípios situados na região do semiárido baiano, redesenhando o cenário do ensino superior no interior do Nordeste do Brasil.  


Uma das mais importantes conquistas ao longo desses anos foi a inauguração, em 2016, do curso de Medicina em Guanambi, primeiro a se instalar no Território de Identidade Sertão Produtivo, que conta com 19 municípios. A graduação possibilita que a população da região passe a ter acesso a uma formação médica de qualidade, sem que precise se deslocar por grandes distâncias para isso.   


Ainda em 2016, o Mestrado em Direito da UniFG começava suas atividades, sendo o primeiro do interior do Norte e Nordeste do Brasil. O curso surge com o intuito de formar pesquisadores num ambiente de excelência na área do Direito, capazes de contribuir, efetivamente, para o enfrentamento das problemáticas centrais do Direito e seus reflexos regionais, nacionais e internacionais. 


Outro marco determinante nessa trajetória foi a migração da Instituição para Centro Universitário, que ocorreu em 2017, após cumpridas todas as etapas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), em que, a agora UniFG, obteve nota máxima em todas as dimensões avaliadas. Nesse contexto, o Centro Universitário UniFG se propôs a ser uma Instituição promotora do desenvolvimento regional, estando em consonância com o projeto regional e nacional de desenvolvimento social, econômico e político. 


Em julho de 2020, a UniFG iniciou uma parceria com a Ânima Educação, uma das maiores e mais inovadoras organizações educacionais do País, a fim de dar seguimento ao seu projeto de oferecer Educação de qualidade em Guanambi e região. Já em 2022, ano em que alcança a marca de 20 anos de história, a Instituição comemora a inauguração de um novo campus em Brumado, iniciando as atividades do primeiro curso de Medicina a chegar à cidade e microrregião. 


De acordo com o diretor da Instituição, Igor Leon, a marca UniFG é parte importante na construção da história de Guanambi e toda a região do Sertão Produtivo. “Da mesma forma que esse povo que aqui está, que habita essa região, tem muita resiliência, perseverança naquilo que faz, a gente observa que a marca da UniFG também carrega muito essas características”, disse.  


O diretor ressalta as conquistas que marcaram a história da Instituição e a importância da UniFG para o desenvolvimento de Guanambi. Nesse sentido, destaca os trabalhos realizados pelo Centro Integrado de Saúde e Serviços (CISS), que oferece assistência em Saúde e nas áreas Contábil, Jurídica e Fiscal à comunidade; e a ampla atuação do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, que, desde 2014, é responsável pelo norteamento de projetos e desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas, contribuindo com o progresso não somente de Guanambi, mas de todo o semiárido.  


“São 20 anos de um legado de educação de qualidade, de educação que transforma a vida das pessoas, que de fato contribui para que elas tenham uma evolução tanto econômica quanto social e também como cidadãs. O papel da UniFG é de grande responsabilidade social, já que nossa inserção em Guanambi e na região é muito grande, com uma participação muito relevante”, resume Igor Leon.    

 

UniFG lança o Podcast “Falou, Shippou”; confira primeiros episódios

      

Atualmente, com seus mais de 35 cursos de Graduação, além de Pós-Graduação e um Mestrado em Direito, a UniFG é responsável pela formação de milhares de universitários, em diversas áreas do conhecimento. Durante os 20 anos de existência da Instituição, muitas vidas foram transformadas pela Educação, peças importantes na construção do que hoje é a UniFG e que ajudam a contar essa história.   


Pensando nisso, a Instituição lançou a série comemorativa de podcasts “Falou, Shippou”, com o objetivo de contar histórias reais e inspiradoras de pessoas que deixaram ou ainda deixam, a cada dia, suas marcas na trajetória de sucesso da UniFG.   


Com apresentação de Vinicius Angelini, os primeiros podcasts da série já estão disponíveis. 

 

Assista aos episódios pelo Youtube: https://bityli.com/mRREik   

Ouça pelo Spotify: https://bityli.com/BKghNY  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão