Equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência de Guanambi passou por capacitação

 

Com previsão de inauguração para ainda este ano, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Guanambi já está com equipe contratada e atuando na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Avenida Joaquim Chaves, n° 430, Bairro Santo Antônio. A equipe ligada ao Departamento de Proteção Social Especial, coordenada pela diretora Geane Reis, passou por dois dias de capacitação. A ação é uma parceria da Prefeitura de Guanambi por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social junto a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).

 

A capacitação foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, nos dias 05 e 06 de julho. Participaram as equipes do CRAM, representantes do CREAS, CRAS e gestão municipal (sec. assistência social). Ao final do curso, houve uma reunião com toda rede de enfrentamento, onde estiveram presentes a secretária Rúbia Maria; Drº Elias, representando a Promotoria da Mulher; representantes da Polícia Civil; representantes da Polícia Militar; Ronda Maria da Penha; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM); Conselho Tutelar; Procuradoria da Mulher; Vereadoras Miria Paes e Lilia; vereador Paulo Costa; representantes da Secretaria de Saúde; e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

CRAM em Guanambi

 

O termo de cooperação técnica para implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência foi assinado em Guanambi no dia 06 de junho de 2022, por meio de parceria entre a Prefeitura de Guanambi e Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).

 

O CRAM tem previsão de inauguração para ainda este segundo semestre de 2022 em um local alugado exclusivamente para atender as demandas do setor, situado na Rua Floriano Peixoto, n° 513, Bairro Vomitamel.

 

A Prefeitura de Guanambi irá manter o funcionamento de toda estrutura, custeio da equipe multidisciplinar e ações locais, já o Governo do Estado disponibilizará equipamentos e um veículo, adquiridos por meio de emenda parlamentar. 




 

Serviços ofertados pelo CRAM

 

Para quem não sabe, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) é um espaço destinado a prestar atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

 

 

Dentre os serviços ofertados estão:

- Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para este fim;

- Auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico;

- Orientação sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência;

- Articulação com outras instituições para o acesso aos programas de educação formal e não formal e os meios de inserção no mundo do trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão