Cesol Sertão Produtivo em parceria com o Sebrae promove curso de culinária sobre derivados da mandioca

 


A semana começou recheada de aprendizados para os integrantes dos Empreendimentos de Economia Solidária que trabalham com a produção de alimentos no Sertão Produtivo. Nesta segunda-feira (25), em Guanambi, iniciou o curso de processamento de derivados de frutas, que utilizará a mandioca como principal ingrediente para a produção de 13 receitas, entre elas estão: pizza, pudim, biscoitos, brigadeiro, lasanha e até suco de aipim.

 

O curso “Derivados da Mandioca” é uma realização do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Esse curso integra ainda a campanha Consumo Responsável do Cesol Sertão Produtivo, sendo ministrado pela Engenheira Agrônoma Cláudia Xavier, que trabalha com o processamento e beneficiamento de derivados da mandioca há 12 anos.

 

Estiveram presentes no primeiro dia de aula 18 participantes dos municípios de Candiba, Guanambi, Pindaí e Palmas de Monte Alto, que se dividiram em grupos para as aulas práticas. A primeira receita que produziram foi a gelatinete de banana. Essa é uma oportunidade dos grupos aprenderem a desenvolver novas receitas e assim ampliarem as possibilidades de produção, e consequentemente, de renda.

 

Amanda Pereira dos Reis, da Comunidade Quilombola de Vargem Alta, no município de Palmas de Monte Alto, produz coxinhas com a massa de mandioca e interessou em participar do curso para aprender novas receitas e futuramente começar um novo negócio. Ela também pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com a comunidade, que possui uma casa de produção de farinha. A participante também comentou sobre o aproveitamento sustentável: “[...] Só o fato de eu saber que até a casca da mandioca a gente também pode está utilizando é muito interessante, a casca da banana, do maracujá, são coisas que a gente desperdiça e pode aproveitar”, destacou Amanda Reis entusiasmada com o curso.

 

O curso encerra em Guanambi nesta terça-feira (26), às 17h, com um momento de degustação. No município de Caetité o curso acontece nos dias 27 e 28 desta semana. "Sei que têm algumas aqui que sabem mais do que eu [...] essa troca é muito rica", comentou a instrutora Cláudia Xavier, ainda no início do curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão