Câmara aprova PL enviado pela Prefeitura de Guanambi que assegura o pagamento do Piso Salarial aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

 



A Câmara de Vereadores aprovou no final da manhã desta terça (26), em Sessão Extraordinária, o PL nº 25/2022, enviado pelo prefeito em exercício Arnaldo Azevedo (Nal), que Altera as Leis n° 1.041/2016 e a de n° 1.074/2016. Entre as alterações, está inserido o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), com jornada de 40 horas semanais, no valor de R$ 2.424,00 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais), em conformidade com a emenda constitucional de N° 120/2022.

Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto Nº 47/2021, de autoria do vereador Zaqueu Rodrigues, que versa sobre a denominação da Praça Edivaldo Pereira Domingues (Vadim do Sertão) que está sendo construída na sede do Distrito de Mutãs, antes conhecida por Praça Manoel Novaes.

Compromisso cumprido com a categoria

Segundo Nal, “a valorosa categoria tem o seu Piso Salarial em Lei desde 2014, porém, as gestões que passaram não cumpriram. Agora, promulgada a Emenda Constitucional, o que era lei, foi para a Constituição. Junto com o prefeito Nilo Coelho, estamos cumprindo o nosso compromisso com os ACS e ACE”. A decisão de envio do PL veio após diálogo e reunião no gabinete municipal na última semana, com o prefeito em exercício e representantes da categoria.

Publicação do Edital de Concurso Público

Com aprovação do projeto que versa sobre o novo Piso Salarial, agora a Prefeitura de Guanambi pretende já nos próximos dias, publicar o Edital para realização de Concurso Público para ACS e ACE, já constando o Piso Nacional da categoria

Ampliação da cobertura

Após o certame, os novos servidores vão ampliar a cobertura em vários bairros descobertos da sede, distritos e zona rural. “Os ACS e ACE, são fundamentais na implementação da saúde pública e prevenção, que atuam na ponta do sistema diretamente em contato com as pessoas em suas comunidades”, pontuou Nancy Ferraz, secretária municipal de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão