Sustentabilidade na Mineração é tema de Fórum nesta quinta (09) em Salvador

 

Evento terá a participação do presidente do IBRAM, Raul Jungmann, do coordenador de Projetos do SENAI CIMATEC, Walter Pinheiro e do pesquisador da Embrapa Dr.º Eder Martins

Discutir ações de sustentabilidade alinhadas à inovação é importante nos dias atuais principalmente no setor mineral. É com esse intuito, que a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realizará no dia 09 de junho (quinta-feira), o II Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Mineração, a partir das 09h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), situado no Stiep.

Entre os nomes, que já confirmaram presença, está o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann. Com extensa carreira profissional no setor público e privado, o novo diretor-presidente do IBRAM, vem à Bahia para discutir a situação atual da mineração brasileira e baiana, seus resultados e desafios, e também os planos e perspectivas do setor para os próximos anos.

Além disso, serão discutidos assuntos referentes ao reaproveitamento de resíduos de minérios, visando o cuidado com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para tratar deste assunto o Fórum contará com a palestra do pesquisador da Embrapa, Drº Eder Martins, doutor em Geologia que irá palestrar sobre o potencial de aproveitamento de resíduos de mineração na agricultura.

 “O Brasil é um país agrícola e dependente da importação de fontes NPK (adubo mineral composto por nitrogênio, fósforo e potássio) para realizar esta atividade. Fontes regionais podem aumentar a eficiência de uso de nutrientes e substituir parcialmente estas commodities fertilizantes. As fontes regionais podem vir, em parte, de resíduos de mineração, desde que sejam agronomicamente eficientes e seguros do ponto de vista da presença de metais pesados, explica Martins.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão