SINPAF: 𝗔𝗖𝗧 𝗖𝗼𝗱𝗲𝘃𝗮𝘀𝗳 𝗲́ 𝗽𝗿𝗼𝗿𝗿𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗮𝗴𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮

As Comissões Nacionais de Negociação (CNN) do SINPAF e da Codevasf se reuniram, na tarde desta segunda-feira (30/5), para a 3ª rodada de debates acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2023. A princípio a empresa reforçou a manutenção da proposta feita na última reunião, que aumentou de 40% para 50% do IPCA do período, com o argumento de que não conseguiu avançar nas negociações com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia.

Mas após a CNN do SINPAF apontar outras categorias que já conquistaram reajustes salariais melhores no período, a comissão da Codevasf decidiu prorrogar o ACT vigente até 30 de junho e buscar avanço na proposta apresentada. Com isso, a próxima reunião ficou marcada para 13 de junho, às 14h.
Os membros da CNN do Sindicato também reivindicaram a valorização da categoria, já que as trabalhadoras e trabalhadores estão com mais demandas devido à ampliação da área de atuação da Codevasf.
Para a presidente da Seção Sindical Montes Claros, Vera Lafetá, “é preciso identificar todas as empresas estatais que, assim como a Codevasf, são totalmente dependentes de recursos da União, e que tiveram reajustes mais dignos no mesmo período.”
“Acho que a Codevasf quer ver primeiro o resultado das negociações de outras empresas para se aproximar mais do índice de inflação no atual cenário e conseguir fornecer uma proposta melhor. Por isso acredito que ainda há chance de aumentar o reajuste salarial”, disse a dirigente sindical.
De acordo com o vice-presidente da Seção Sindical Penedo (5ª SR), José Reginaldo Dias Junior, “apesar de não termos um avanço aparente, essa prorrogação trouxe uma perspectiva melhor.” “O melhor seria a recomposição pelo índice total das perdas salariais, mas a expectativa é que se consiga algo bom, melhor do que os 50% do IPCA já propostos”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão