Secretário de Meio Ambiente lança projeto “Por uma Guanambi Mais Verde”

FALA VOCÊ - NEIDE LU 

O secretário de Meio Ambiente e presidente do CODEMA, Carlos Jackson Vieira Pereira (Loló), em companhia do diretor do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Cláudio Moreira Malheiros, e da engenheira ambiental, Jorgiane Gomes Fernandes, lançaram, no programa Fala Você Notícias desta terça-feira (31), o projeto de arborização da cidade “Por uma Guanambi mais verde”.

De acordo com o secretário Carlos Jackson, a Secretaria de Meio Ambiente tem buscado resolver os problemas ambientais mais cobrados pela população: “Inclusive, outro dia, ao lado do Correio, a Coelba veio, tirou uma parte da árvore e deixou a consequência para a população”, afirmou Carlos Jackson. O secretário declarou que a Secretaria de Meio Ambiente tem procurado resolver as demandas como a citada, bem como, aquelas que envolvem árvores que necessitam ser podadas, principalmente, as que podem servir de suporte para os vândalos subirem, afim de conseguirem realizar roubos em comércios e também árvores que simplesmente estão de alguma forma incomodando os moradores. Visto isto, ele relatou que a Secretaria de Meio Ambiente tem resolvido estas questões em parceira com outras secretarias, como a de Infraestrutura, por exemplo.

Sobre as queimadas, que normalmente costumam praticar no mês de junho, o secretário disse que já está sendo providenciado a viabilização de um trabalho de fiscalização em combate a este tipo de ato. Uma vez que, motos e carros já estão sendo providenciados para a realização das intervenções de possíveis queimadas na cidade, que são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde da população.

Projeto “Por uma Guanambi Mais Verde” e a finalidade desta ação

Segundo a engenheira ambiental, Jorgiane Gomes, embora a Prefeitura tem realizado alguns projetos em prol da arborização da cidade, ainda assim, é necessária a promoção de mais ações para a arborização de Guanambi, bem como, resgatar o título de cidade mais verde da Bahia e a 4° do Brasil pelo Instituto Biosfera do Rio de Janeiro, conquistado em 2009. Afinal, da época em que a cidade ganhou o selo até os dias atuais, Jorgiane relata que tem diminuído muito o número de árvores na cidade. Em virtude disso, surgiu a ideia de criar o projeto “Por uma Guanambi Mais Verde.”

O programa será realizado em parceria com algumas escolas de Guanambi. Foram escolhidos quatro bairros que estarão sendo visitados pelos alunos das escolas parceiras, com a finalidade de convidar as pessoas a plantarem, em suas ruas, mudas que serão distribuídas pelos estudantes. No entanto, de acordo com Josiane Gomes, o projeto ganhou, por meio da parceria com empresas, algumas mudas para serem plantadas na cidade e outras que são de espécies voltadas para a plantação na Zona Rural, embora, ainda não tenham uma grande quantidade de espécies para serem cultivadas na cidade, continuam ganhando mudas.

Programação completa da campanha de arborização

Esta semana, a campanha já foi iniciada nas escolas junto com o pessoal da Secretaria de Educação, com a realização de palestras sobre a importância da arborização. No dia 25, realizaram uma palestra no Bairro São Sebastião, na Escola Municipal Prof.ª Adelice Magda. No dia 30, estiveram na Escola Marina Regina Freitas, no Bairro Beija Flor e, hoje, no Bairro Belo Horizonte, na Escola Municipal Janete Alves da Rocha. Além disso, segunda-feira, estarão em Morrinhos e, quinta-feira (2), darão início às caminhadas pelos bairros escolhidos para receberem as mudas, sendo que, o encerramento será na sexta-feira (3).

Portanto, a campanha visa não somente começar o processo de arborização nos quatro bairros selecionados, como também, dar continuidade, durante todo o mês de junho, com o plantio de mudas em outros espaços públicos e contam com o apoio de toda a sociedade guanambiense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão