FOTOS E INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO DE GUANAMBI EM 1965

 


No dia 11, o Blog do Latinha recebeu mais um importante acervo fotográfico do parceiro João Roberto Rocha Pina.

O resgate da história de Guanambi é fundamental para manter viva a memória do desenvolvimento da cidade

A cada dia cresce o nosso acervo sobre a história de Guanambi e o Blog do Latinha busca coletivizar o importante conteúdo com a divulgação de fotos do ano de 1965: o motor da energia; construção do Hospital de Guanambi – atual POLIMEG; e a construção dos prédios da Comissão do Vale do São Francisco – Residência Agrícola de Guanambi – atual CODEVASF.

A criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), através da Lei Nº 541 de 15/12/1948, foi fundamental para o desenvolvimento do Nordeste, da Bahia e do sertão baiano. A Constituinte de 1946 determinou a aplicação de 1% da renda tributária da União no estudo e na execução de um “plano de aproveitamento total das possibilidades econômicas do rio São Francisco e seus afluentes”, com a importante participação do Deputado Federal Manoel Novaes.



A história da Codevasf está ligada à importância do Rio São Francisco e o desenvolvimento econômico e social do Brasil e do sertão baiano. Em 1948, nasceu a Comissão do Vale do São Francisco, criada pela Lei Nº 541 de 15.12.1948. O Decreto- Lei Nº 292 de 28.02.1967, transforma a CVSF em SUVALE - Superintendência do Vale do São Francisco. Para suceder a SUVALE, foi instituída a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, pela Lei Nº 6.088 em 16.07.1974.



O prédio da CVSF – Residência Agrícola de Guanambi foi construído em 1953 e inaugurado em 1957, sendo fundamental para o avanço do desenvolvimento do município com a construção de rodovias, barragens e projetos de irrigação, geração de energia elétrica, instalação e manutenção de hospitais, construção de aeroportos e campos de aviação, execução de trabalhos educacionais, fomento da produção agrícola, pecuária e industrial, entre outras ações de planejamento, conforme fotos abaixo.

















O primeiro motor de energia elétrica de Guanambi (1965), conforme foto abaixo. No dia 29 de janeiro de 1968, foi inaugurada a rede de energia elétrica através das Centrais Energéticas da Hidrelétrica de Correntina, conforme foto abaixo – fonte Vida e Obras de Jonas Rodrigues da Silva.


O campo de pouso com pista de 875 metros foi concluído em 1960 – atual Praça do Feijão e Centro Administrativo de Guanambi (foto abaixo).


O Hospital São Antônio de Guanambi – atual POLIMEG pertenceu a Associação dos Amigos de Guanambi e a SUVALE – Superintendência do Vale do São Francisco, conforme foto.



O Blog do Latinha agradece contribuição e a parceria de João Roberto no resgate da memória da cidade. No futuro, o acervo estará registrado na publicação de mais um livro sobre a história de Guanambi.

Fontes: Acervo de João Roberto Rocha Pina/Vida e Obras de Jonas Rodrigues da Silva/IBGE – Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Guanambi/CVSF – Desenvolvimento Econômico do São Francisco – 1961/ LUZES DO FAROL DE CORDOUAN PARA O RIO SÃO FRANCISCO, de autoria do engenheiro civil Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira/Acervo da CODEVASF/Acervo de José Carlos Latinha/Acervo de Dário Cotrim.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão